metropoles.com

De vigília a táxi: PF detalha a dinâmica do assassinato de Marielle

Segundo a investigação, dupla de executores teria ido até a casa de Ronnie Lessa após o assassinato e pegado um táxi para a Barra da Tijuca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução EBC
Foto colorida do carro que a vereadora Marielle Franco foi assassinada - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do carro que a vereadora Marielle Franco foi assassinada - Metrópoles - Foto: Reprodução EBC

Após a confirmação de que Ronnie Lessa foi o autor do assassinato da vereadora Marielle Franco, a Polícia Federal (PF) divulgou, nesta segunda-feira (24/7), mais detalhes sobre a dinâmica do crime. De acordo com os investigadores do caso, o ex-policial militar Élcio de Queiroz revelou as circunstâncias em uma delação premiada.

Segundo ele, Lessa teria contado que há tempos planejava matar a vereadora. Para isso, ele e o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, preso em operação nesta segunda, acompanhavam a rotina de Marielle.

No dia do crime, 14 de março de 2018, Ronnie e Élcio se falaram por volta das 12h por um aplicativo de mensagens instantâneas cujo conteúdo se autodeleta.

7 imagens
Maxwell Simões Corrêa, o Suel, foi expulso do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro
Marielle Franco
Marielle era vereadora e defendia direitos humanos
A vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018
1 de 7

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, suspeitos de matar Marielle Franco

Reprodução
2 de 7

Maxwell Simões Corrêa, o Suel, foi expulso do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Reprodução
3 de 7

Marielle Franco

Reprodução
4 de 7

Reprodução/facebook
5 de 7

Marielle era vereadora e defendia direitos humanos

Mídia NINJA
6 de 7

A vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018

Mídia NINJA
7 de 7

A vereadora defendia pautas de direitos humanos, defesa da mulher e da comunidade LGBT

Mário Vasconcellos/CMRJ

Élcio se encontrou com Ronnie e, juntos, seguiram de carro para a Lapa, no centro do Rio de Janeiro, onde Marielle Franco participava do encontro Jovens Negras Movendo as Estruturas. Juntos, decidiram que aquela seria a melhor oportunidade para executá-la. Élcio dirigia o carro e Ronnie, sentado no banco de trás, faria os disparos.

“Élcio dá os pormenores do que aconteceu, desde a chamada do Ronnie, ao meio dia”, ressaltou o delegado da PF Guilhermo Catramby.

Segundo o investigador, os executores acompanharam a saída de Marielle do evento e a viram entrando em um veículo Cobalt prata, conduzido pelo motorista Anderson Gomes. Eles, então, emparelharam os carros e atiraram deliberadamente – apenas Fernanda Chaves, assessora da vereadora, sobreviveu.

Fuga

A rota de fuga utilizada pelos suspeitos foi o trecho via Leopoldina, que dá acesso à Avenida Brasil. Depois, partiram para a Linha Amarela, até a última saída, em direção ao Méier. Então, pararam o veículo na residência de Lessa, interfonaram para o irmão dele e pediram um táxi. De lá, foram até a Barra da Tijuca para se encontrarem com Maxwell.

“Aí é o elemento de corroboração mais contundente. Conseguimos o rastreamento dessa corrida do Méier até a Barra da Tijuca. Depois, eles embarcaram no carro de Ronnie e foram embora. Essa foi a dinâmica do crime no dia 14 de março de 2018”, ressaltou Catramby.

Conforme informações divulgadas na coletiva, que reuniu representantes da PF e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o ex-bombeiro Maxwell ajudou a trocar as placas do carro e a sumir com as armas usadas no crime, além de ter corroborado na vigilância de Marielle.

O superintendente da Polícia Federal, Leandro Almada, também apontou que as investigações do Ministério Público do Rio identificaram que, dois dias antes do crime, o ex-PM Ronnie Lessa fez uma busca pelos CPFs de Marielle Franco e de sua filha, Luyara Santos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?