PF destrói dragas usadas pelo garimpo ilegal no Amazonas. Vídeo
Com a seca que atinge a região, afetando vazão de rios, garimpeiros levaram dragas para as margens, facilitando atuação da PF
atualizado
Compartilhar notícia
Imagens divulgadas pela Polícia Federal (PF) mostram a destruição de dragas que eram utilizadas para extrair ouro de forma ilegal no Amazonas. A operação ocorreu nesta quinta-feira (5/10), no Rio Negro, perto da capital do estado, e pelo menos nove dragas foram destruídas.
O vídeo mostra um equipamento em chamas. A destruição é necessária para inviabilizar que o material volte a ser utilizado pelo garimpo ilegal. A PF informou que, com a seca, os garimpeiros tiveram de levar o equipamento para as margens, onde foi feita a operação.
“A fim de estancar as ameaças ao meio ambiente e coibir novas investidas a esta prática criminosa, dada a inviabilidade de apreensão, nove dragas identificadas na ação de hoje foram totalmente destruídas e inutilizadas”, diz a nota da PF.
Além da polícia federal, a operação Draga Zero contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Marinha do brasil.
Nos locais, os agentes encontraram pepitas de ouro e joias, que foram encaminhadas à perícia.
Em fase anterior, a mesma destruiu cerca de 302 balsas espalhadas nos trechos do Rio Madeira.
Veja o vídeo: