metropoles.com

PF descobre que 2º pacote de joias está no acervo privado de Bolsonaro

Documento aponta que as joias foram entregues no Palácio da Alvorada diretamente para o então presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jair Bolsonaro e Mohammed bin Salman, príncipe da Arábia Saudita
1 de 1 Jair Bolsonaro e Mohammed bin Salman, príncipe da Arábia Saudita - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) descobriu, após investigações, que o segundo pacote de joias vindo Arábia Saudita e entrado ilegalmente no Brasil foi listado no acervo privado do então presidente Jair Bolsonaro (PL). O kit é composto de relógio com pulseira de couro, par de abotoaduras, caneta rosa gold, anel e um masbaha rose gold, todos da marca suíça Chopard. O estojo estava até então com paradeiro desconhecido. As informações foram divulgadas pelo g1.

Os agentes federais tiveram acesso a um documento no qual aponta que os itens de luxo foram registrados como bens pessoais do ex-chefe do Executivo federal. Entretanto, a lei brasileira pontua que peças entregues como presentes ao presidente do Brasil devem fazer parte do patrimônio da União.

A Polícia Federal irá adicionar o documento ao inquérito e ouvir funcionários que realizaram o transporte do material listado como bem particular de Bolsonaro. Os agentes também irão investigar se o ex-presidente levou as joias para os Estados Unidos após deixar o cargo.

Para os investigadores, há suspeita de que Bolsonaro tenha cometido crime de descaminho, uma vez que os itens entraram no país sem o devido pagamento de impostos, e não poderiam fazer parte do acervo particular do ex-presidente.

O estojo com os itens de luxo e as joias avaliadas em R$ 16,5 milhões foram entregues pelo governo da Arábia Saudita após viagem da comitiva brasileira ao país.

3 imagens
Joias dadas a Michelle Bolsonaro foram trazidas ilegalmente ao Brasil
Receita não liberou joias trazidas ao Brasil pelo governo Bolsonaro
1 de 3

Estojo entregue ao ex-presidente Bolsonaro contendo kit com relógio com pulseira em couro, par de abotoaduras, caneta rosa gol, anel e um masbaha rose gold, todos da marca suíça Chopard

Reprodução
2 de 3

Joias dadas a Michelle Bolsonaro foram trazidas ilegalmente ao Brasil

Reprodução/Twitter do ministro Paulo Pimenta
3 de 3

Receita não liberou joias trazidas ao Brasil pelo governo Bolsonaro

Reprodução/Twitter do ministro Paulo Pimenta

Bens pessoais dos ex-presidentes

A legislação brasileira prevê que o acervo pessoal de um presidente da República deve ser composto por itens de natureza pessoal e/ou perecíveis. Além disso, ex-mandatários podem guardar objetos de caráter documental, como material de arquivo, bibliográfico e museológico.

Presentes entregues em cerimônias com chefes de Estados devem compor o acervo do Estado brasileiro e não são registrados como pessoais.

Presente recebido em mãos

Segundo o Estadão, os itens de luxo foram entregues ao ex-presidente Bolsonaro no dia 29 de novembro de 2022 pela comitiva do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque.

O recibo das joias entregues no Palácio da Alvorada foi assinado por Rodrigo Carlos do Santos, funcionário do Gabinete de Documentação Histórica da Presidência.

O documento contraria a versão de Bolsonaro. “Estou sendo crucificado no Brasil por um presente que não pedi e nem recebi. Vi em alguns jornais dizendo, de forma maldosa, que eu tentei trazer joias ilegais para o Brasil. Não existe isso”, disse o ex-presidente em evento realizado nos EUA, onde está desde o fim do ano passado.

PF não confirma

Ao Metrópoles a assessoria de imprensa da PF não confirmou a informação de que as joias estariam com Bolsonaro. Mas também não desmentiu. A corporação limitou-se a afirmar que “nada foi divulgado pela PF nesse sentido”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?