PF deflagra operação contra garimpo ilegal em território Yanomami
Operação Taurus Aureus resultou em 15 mandados de busca e 5 mandados de prisão preventiva nos estados de Roraima e Rondônia
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (3/9), uma operação que cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, além de cinco prisões preventivas contra suspeitos de financiar organizações criminosas no garimpo ilegal da Terra Indígena Yanomami.
De acordo com a PF, a operação chamada como Taurus Aureus é cumprida em Rondônia e Roraima. Além das prisões, a Justiça deferiu os pedidos da Polícia Federal que atingem o financiamento da logística do garimpo.
A ação da PF apreendeu diversos bens, incluindo veículos e uma fazenda do grupo investigado. “Essas medidas buscam descapitalizar as organizações criminosas responsáveis pela exploração do garimpo ilegal”, informa o órgão.
A operação está ligada à Operação Libertação, de fevereiro de 2023, na qual foram apreendidas 16 toneladas de minério, quatro embarcações, 7 mil litros de combustível e 500 quilos de alimentos.