PF deflagra operação contra estelionatos previdenciários no Rio
Operação Zelo VI apura irregularidades por meio de desbloqueio de contas vinculadas a benefícios previdenciários fraudados
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (7/1), a Operação Zelo VI na cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Segundo a corporação, o “objetivo é combater a prática de estelionatos previdenciários” estimados em R$ 500 mil .
A Operação teve início a partir de um informe do Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Rio de Janeiro.
“Foram apuradas irregularidades por meio de desbloqueio de contas vinculadas a benefícios previdenciários fraudados, com um prejuízo estimado de R$ 500 mil aos cofres da União”, informou a Polícia Federal.
Os agentem cumprem um mandado de busca e apreensão, expedido pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Segundo a PF, durante a operação, foram apreendidos 15 cartões bancários, seis celulares, um notebook, um HD externo, um pen drive e diversos documentos que serão submetidos à análise técnica e pericial.
A corporção destacou que o “crime de estelionato previdenciário está previsto no § 3º do artigo 171 do Código Penal, cuja pena pode ultrapassar os seis anos de prisão”.