metropoles.com

Em duas operações simultâneas da Lava Jato, Vaccarezza é preso pela PF

Estão sendo cumpridos mandados em cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. A determinação contra o ex-deputado é de prisão temporária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Estadão
vaccarezza
1 de 1 vaccarezza - Foto: Estadão

Pela primeira vez na história da Lava Jato, a Polícia Federal deflagou nesta sexta-feira (18/8) duas fases (43ª e 44ª) simultâneas da operação em cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Entre os presos, está o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza, contra quem o juiz Sérgio Moro expediu mandado de prisão temporária. Henry Hoyer, operador financeiro do PP, e o irmão dele, cujo nome não foi divulgado ainda, também foram presos.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Vacarrezza, ex-líder dos governos petistas Lula e Dilma Rousseff, é suspeito de receber cerca de US$ 500 mil em propina.

Agentes cumprem 46 ordens judiciais – seis prisões temporárias, 29 buscas e apreensões e 11 conduções coercitivas. As operações foram batizadas de Sem fronteiras e Abate e miram desvios de contratos de navios da Petrobras.

A Operação Sem Fronteiras decorre da relação entre executivos da Petrobras e grupo de armadores estrangeiros para obtenção de informações privilegiadas e favorecimento em contratos milionários com a empresa brasileira.

Na Operação Abate, a ação visa desarticular grupo que era apadrinhado por Vaccarezza, cuja influência era utilizada para a obtenção de contratos da Petrobras com empresa estrangeira. Nesta relação criminosa, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-parlamentar, segundo a PF.

“Bovino Religioso”
Vaccarezza foi citado inicialmente em 2015, nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Na época, Costa disse que se reuniu com Vaccarezza para discutir repasses para a campanha dele em 2010. Youssef falou de entregas de dinheiro.

Vaccarezza também foi citado nas delações da Odebrecht: teria recebido R$ 5 milhões para beneficiar a empreiteira em um negócio em São Paulo. Em mensagens interceptadas na Lava Jato, a PF se deparou com o apelido “bovino religioso” e concluiu que era Vaccarezza (vaca reza).

Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde permanecerão à disposição do juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.
Operação Abate:

São Paulo (SP)
1 mandado de prisão temporária
3 mandados de condução coercitiva
6 mandados de busca e apreensão

Santos (SP):
2 mandados de condução coercitiva
2 mandados de busca e apreensão

Rio de Janeiro (RJ):
3 mandados de prisão temporária
5 mandados de condução coercitiva
14 mandados de busca e apreensão

Operação Sem Fronteiras:

Rio de Janeiro (RJ):
2 mandados de prisão temporária
1 mandado de condução coercitiva
17 mandados de busca e apreensão

Aguarde mais informações

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?