metropoles.com

PF cumpre mandado de busca na casa de blogueiro bolsonarista preso

A medida foi autorizada pelo ministro relator do inquérito sobre atos antidemocrátidos no Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Blogueiro Bolsonarista Oswaldo Eustáquio
1 de 1 Blogueiro Bolsonarista Oswaldo Eustáquio - Foto: Reprodução/Twitter

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio nesta sexta-feira (3/7). Ele foi preso em Campo Grande (MS) e é investigado na Operação Lume, inquérito que apura financiamento e organização de atos antidemocráticos.

De acordo com informações do G1, a prisão de Eustáquio é temporária e vence no próximo domingo (5/7). A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que o blogueiro “se inclui tanto no núcleo produtor de conteúdo, como se relaciona com os operadores de pautas ofensivas ao estado democrático de direito”.

A PGR pediu a prisão de Eustáquio sob o argumento de que ele poderia atrapalhar as investigações. A medida foi autorizada pelo ministro relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Depoimento

Nessa quinta-feira (2/7), o blogueiro negou ter articulado ou participado de atos antidemocráticos, que incluíam pautas como o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) e a intervenção militar.

Entretanto, ele admitiu ter relações pessoais, sem o envolvimento de questões profissionais, com outros investigados no inquérito, como a ativista Sara Winter, Fernando Lisboa e Allan dos Santos. 

Eustáquio ainda disse que não recebeu recursos públicos para a criação de seu canal na internet e classificou como “equívoco” a prisão ter sido decretada por risco de fuga do país.

Entenda

O ex-assessor do Ministério dos Direitos Humanos foi preso na manhã do último dia 26. Ele vinha sendo monitorado, pois haveria risco de deixar o país. Inicialmente, o blogueiro bolsonarista foi localizado em Ponta Porã (MS), na divisa com o Paraguai.

Ele é jornalista, mora em Brasília e havia dito que iria visitar os tios no estado vizinho e depois voltaria para São Paulo. No ato da prisão, ele estava em Campo Grande. 

4 imagens
Ele apareceu em uma live com o ex-deputado condenado no mensalão Roberto Jefferson, quando o político defendeu que haveria uma tentativa de golpe contra Jair Bolsonaro
Oswaldo ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro
Mandado de prisão
1 de 4

O bolsonarista foi preso no âmbito da Operação Lume, que investiga fake news contra o STF e o Congesso

2 de 4

Ele apareceu em uma live com o ex-deputado condenado no mensalão Roberto Jefferson, quando o político defendeu que haveria uma tentativa de golpe contra Jair Bolsonaro

3 de 4

Oswaldo ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro

4 de 4

Mandado de prisão

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?