metropoles.com

PF cumpre mandados em 7 estados para combater fraudes bancárias

Agentes cumprem, nesta 4ª, mandados em 7 estados para identificar “laranjas”, pessoas físicas usadas para receber transações fraudulentas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PF
Polícia Federal
1 de 1 Polícia Federal - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) cumpriu 30 mandados de busca e apreensão, em sete estados, na operação Não Seja um Laranja 4. O objetivo da ação é o combate a fraudes bancárias eletrônicas, nesta quarta-feira (27/11).

A PF contou com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da associação Zetta e Associação Brasileira de Internet (Abranet), além de bancos e outras instituições.

Os mandados estão sendo cumpridos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Segundo a corporação, foi identificado um aumento no número de pessoas físicas envolvidas em esquemas criminosos, que “emprestavam” suas contas bancárias em troca de pagamento.

“Este ‘lucro fácil’, com a mercantilização de abertura de contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como ‘laranjas'”, afirmou a PF.

Os crimes investigados incluem associação criminosa, furto qualificado por fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, com penas que podem ultrapassar 20 anos de prisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?