metropoles.com

PF cumpre 18 mandados de prisão contra tráfico internacional de drogas

Operação Airline investiga organização criminosa que atua a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
divulgação
Viracopos_International_Airport_Entrance
1 de 1 Viracopos_International_Airport_Entrance - Foto: divulgação

A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (6/7), 18 mandados de prisão preventiva e 2 mandados de busca e apreensão como parte da Operação Airline. A investigação apura suspeitas de esquema de tráfico internacional de drogas praticado a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Entre os presos, há um policial militar e um policial civil. A PF calcula que o esquema já movimentou mais de meia tonelada de drogas para a Europa. Cumprem os mandados 40 policiais federais, cinco equipes do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (BAEP), a Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo e uma equipe da Corregedoria da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Agentes encontraram um esquema que passava pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos e envolvia falsificação de documentos, como etiquetas de passageiros, de cargas, aquisição fraudulenta de diplomas de ensino superior, além de extorsão, extorsão mediante sequestro, corrupção ativa e passiva.

Operação Overload

A investigação é um desdobramento da Operação Overload, que constatou a existência de uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas operando a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos. O esquema envolvia funcionários de empresas terceirizadas, de companhia aérea, integrantes das Forças de Segurança Pública e estrangeiros em solo europeu.

Como resultado da operação, 32 pessoas foram presas preventivamente, além de veículos e R$ 3 milhões. Após o prazo de 30 dias, no entanto, a Justiça não acolheu o pedido de prorrogação da prisão temporária e todos foram liberados.

A Operação Airline é um dos três desdobramentos da Operação Overload. O primeiro, intitulado AKE, resultou na prisão preventiva de sete pessoas. Todos continuam detidos. Já o segundo, Lavaggio, terminou com seis mandados de busca e apreensão cumpridos, além de sete ordens judiciais de bloqueio de imóveis, em Campinas e Monte Mor, cujo valor aproximado ultrapassa R$ 3 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?