metropoles.com

PF convoca general Heleno para depor sobre espionagem ilegal na Abin

General Heleno comandava o GSI de Jair Bolsonaro à época em que o esquema ilegal de espionagem na Abin teria ocorrido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida mostra general Augusto Heleno prestando depoimento durante CPI dos Atos Antidemocráticos na CLDF - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra general Augusto Heleno prestando depoimento durante CPI dos Atos Antidemocráticos na CLDF - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) intimou o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Jair Bolsonaro (PL), para depor sobre o suposto esquema de espionagem ilegal no âmbito da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A oitiva foi marcada para a próxima terça-feira (6/2) na sede da PF, em Brasília.

Nesta terça (30/1), o colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, já tinha informado sobre a possibilidade do ex-ministro ser ouvido pela PF.

Os agentes investigam o uso da estrutura da Abin para monitorar adversários políticos de Bolsonaro no período em que Alexandre Ramagem esteve à frente da agência. À época, o órgão era subordinado ao GSI, comandado pelo general Heleno.

Esquema de espionagem ilegal

A Polícia Federal deflagrou, nessa segunda-feira (29/1), a Operação Vigilância Aproximada, que teve como alvo o filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro.

Além do vereador, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão contra a assessora dele, Luciana Paula Garcia da Silva Almeida; a assessora do deputado federal Alexandre Ramagem, Priscila Pereira e Silva; e o militar do Exército cedido para a Abin na gestão de Ramagem, Giancarlo Gomes Rodrigues. Os quatro são suspeitos de integrar o núcleo político do esquema de espionagem ilegal.

Os alvos também foram convidados a prestar depoimento, mas, neste primeiro momento, a participação é opcional. Carlos e os outros alvos podem responder ao chamado em até três dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?