metropoles.com

PF compra álcool em gel, descobre irregularidade e investiga fornecedora

Suspeita é que a disparidade de informações entre as especificações técnicas de rotulagem e o conteúdo torne o produto ineficaz à prevenção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Policial Federal em operação
1 de 1 Policial Federal em operação - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (1/12), uma operação para apurar suspeita de crime contra a saúde pública. As investigações tiveram início em agosto deste ano, em Porto Alegre (RS), após a Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul ter identificado, por meio de perícia, que o álcool gel adquirido para uso em suas dependências estava em desconformidade com as exigências medicinais.

Como os fornecedores tinham sedes em Belo Horizonte e na região metropolitana da capital mineira, a apuração dos fatos passou a ser feita pela Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, que representou por quatro mandados de busca e apreensão.

Os mandados foram expedidos pela 35ª Vara Criminal da Justiça Federal em Belo Horizonte e foram cumpridos em São José da Lapa (MG) e na capital, em ação conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Belo Horizonte (Visa).

A suspeita é que a disparidade de informações entre as especificações técnicas de rotulagem e o conteúdo torne o produto ineficaz à prevenção da Covid-19.

Se constatada a prática de infração penal, os envolvidos poderão responder pelo crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e pelo crime de estelionato, cujas penas podem chegar a 15 e 7 anos de prisão, respectivamente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?