metropoles.com

PF combate golpe bilionário aos cofres da Receita Federal

Operação ocorre em diversas cidades de SP, MG e PR. Quadrilha oferecia consultoria tributária e fraudava sistemas do órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
operacaopfirpf
1 de 1 operacaopfirpf - Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal cumprem 16 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (28/9) contra advogados, empresários, economistas e contadores suspeitos de fraude tributária bilionária.

Os fraudadores ofereciam consultoria tributária a empresas com dívidas em impostos federais e então fraudavam o sistema, zerando os débitos desses contribuintes com a União. A estimativa é de que o rombo alcance R$ 5 bilhões.

Cerca de 130 policiais federais, 74 auditores fiscais e dois analistas-tributários da Receita Federal participam da operação.

Estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão nas cidades de São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Araraquara (SP), Piracicaba (SP), Barueri (SP), Osasco (SP), Descalvado (SP), Itapecerica da Serra (SP), Mirassolândia (SP), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

O nome da operação faz alusão aos imprestáveis e falsos créditos negociados para tentativa de pagamento de tributos. Assim, tomando emprestado o moderno termo “fake news”, relacionado à notícias falsas, adotou-se o termo “fake money” para esses falsos pagamentos.

Aguarde mais informações

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?