metropoles.com

PF atua na repressão a fraudes no CNU, o “Enem dos Concursos”

Mais de 650 policiais federais participam das ações, distribuídos em todos os estados da Federação e no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Polícia Federal/Divulgação
imagem colorida de carro da Polícia Federal com policial ao lado, no CNU, o Enem dos concursos
1 de 1 imagem colorida de carro da Polícia Federal com policial ao lado, no CNU, o Enem dos concursos - Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal atua em operação conjunta para garantir a segurança na realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, com provas realizadas neste domingo (18/8), para 2,1 milhões de inscritos.

A responsabilidade da Polícia Federal é executar ações de polícia judiciária e de inteligência, com o intuito de prevenir e reprimir fraudes.

Mais de 650 policiais federais participam das ações, distribuídos em todos os estados da Federação e no Distrito Federal, onde foi instalado o Centro Integrado de Comando e Controle das Forças de Segurança.

A Força Nacional também dá em apoio à aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU). Segundo portarias publicadas no Diário Oficial da União ao longo dos meses que passaram e em edição extra desta sexta-feira (16/8), a Força Nacional atua para “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

O emprego da Força Nacional de Segurança Pública ocorre no no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. O efetivo da Força Nacional é composto por bombeiros, policiais civis, militares e peritos.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a parceira é para combater qualquer possibilidade de fraude. Por isso, foi coordenada uma rede formada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional e Secretarias de Segurança Pública Estaduais. O governo federal usou como base a experiência do Enem, que é aplicado há 25 anos.

Para garantir segurança jurídica à realização do concurso, haverá plantão judicial para atuação de 121 membros da Advocacia-Geral da União (AGU). A força-tarefa atuará em regime de plantão, dias antes e depois da prova, de forma estratégica em todas as eventuais ações judiciais que prejudiquem o CNU.

O CNU vai ofertar 6.640 vagas para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?