metropoles.com

PF usará helicópteros para reforçar a segurança na Amazônia

O investimento é de R$ 46 milhões, com financiamento por meio do BNDES. “Salto de qualidade”, diz Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
Imagem colorida do diretor-geral da PF Andrei Rodrigues - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do diretor-geral da PF Andrei Rodrigues - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

A Polícia Federal assinou, nesta sexta-feira (1⁰/11), contrato de locação de dois helicópteros modelo BELL 412ep para ajudar no combate ao crime na Amazônia. As aeronaves estarão disponíveis para a corporação em março de 2025.

O investimento é de R$ 46 milhões, com financiamento do BNDES, por meio da verba disponibilizada pelo Fundo Amazônia para o Plano Amazônia, Segurança e Soberania. “Investimento para que possamos travar a batalha contra o garimpo e outros crimes na região”, afirmou Humberto Freire, diretor de Amazônia e Meio Ambiente.

4 imagens
Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues
Helicóptero modelo BELL 412ep é o mesmo usado pela PRF
1 de 4

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que os helicópteros ajudarão a corporação a monitorar e mapear a Região Amazônica

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
2 de 4

Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
3 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
4 de 4

Helicóptero modelo BELL 412ep é o mesmo usado pela PRF

Hugo Barreto/Metrópoles

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que os helicópteros ajudarão a PF a monitorar e mapear a Região Amazônica.

“Vai nos permitir dar um salto de qualidade, primariamente, na questão ambiental. Mas eu não tenho dúvida de que vamos nos deparar com outros tipos penais, e vamos atuar em todos os deles, tráficos de drogas, tráfico de pessoas, enfim”, afirmou.

A cerimônia de assinatura ocorreu no hangar da Coordenação de Aviação Operacional (Caop) da PF, em Brasília (DF).

O evento contou com a presença de Andrei Rodrigues; de Humberto Freire; do diretor de Administração e Logística, André Luis Lima Carmo; de representantes do BNDES; e do diretor Regional da Helibrás, Wolner Aguiar.

Base

Os helicópteros ficarão baseados em Manaus. Eles estarão sob o comando do Centro de Cooperação Policial Internacional para a Amazônia (CCPI-Amazônia).

Esse centro integra Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, secretarias de Segurança Pública dos nove estados da Amazônia Legal e países pan-amazônicos, como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e França (Guiana Francesa).

O CCPI tem como objetivo fortalecer a segurança pública na Região Amazônica e ampliar o combate ao crime organizado, promovendo uma coordenação policial internacional, com o apoio de organismos multilaterais, como Interpol e Europol.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?