metropoles.com

PF abre inquérito para investigar ataque hacker ao sistema do TRF-1

Na semana passada, o tribunal restringiu acesso aos sistemas, após suspeita de exposição de dados por ação criminosa cibernética

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ataque ao TRF1
1 de 1 Ataque ao TRF1 - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar a suspeita de um ataque hacker ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). O caso será conduzido pelo grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal.

Na última sexta-feira (27/11), o tribunal retirou o portal do ar, após a suspeita de invasão. Segundo o TRF-1, os sistemas foram colocados em modo restrito, como medida preventiva. Em redes sociais, hackers que afirmaram ter capturado os dados comemoraram a “vulnerabilidade” do site.

No sábado (28/11), o TRF-1 iniciou o restabelecimento de acesso ao portal eletrônico institucional. O tribunal ainda informou que “não foram constatados danos aos sistemas e aos dados custodiados pelo TRF-1, que seguem sendo analisados pelas equipes técnicas do Tribunal e do Departamento de Polícia Federal”.

STJ e TSE

No dia 3 de novembro, o sistema de informática do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi alvo de um ataque cibernético. A Polícia Federal também investiga o caso. À época, todas as sessões de julgamentos do tribunal foram suspensas.

No domingo do primeiro turno das eleições municipais, 15 de novembro, hackers invadiram e expuseram informações administrativas de ex-servidores e ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Polícia Federal abriu inquérito e prendeu, em Portugal, no último sábado (28/11), um suspeito de invadir o sistema.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?