PF: 99% dos CACs registraram armas de fogo de uso restrito dentro do prazo
Segundo dados do MJSP, o registro de armas de uso permitido superou o esperado, com 101% de cadastros necessários realizados
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) recebeu registros de 99% de armas de uso restrito de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) no banco de dados do órgão, o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) até essa quarta-feira (3/5) — último dia do prazo para registrar.
Em 1° de fevereiro, uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que todas as armas, sejam de uso permitido ou restrito, após a edição do Decreto nº 9.785, de 7 de maio de 2019, deveriam ser cadastradas no Sinarm em até 60 dias.
Segundo dados do MJSP, o registro de armas de uso permitido superou o esperado, com 101% de cadastros necessários realizados.
Veja os dados mais atualizados:
https://twitter.com/FlavioDino/status/1654096398474784769/photo/1
Na manhã desta quinta-feira (4/5), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que a PF começou deflagrar uma operação contra os CACs que registraram as armas, mas não cumpriam requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo.
“Hoje a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo. Estas também estão sendo apreendidas. Será uma linha permanente de trabalho da PF“, escreveu nas redes sociais.
Veja:
Hoje a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo. Estas também estão sendo apreendidas. Será uma linha permanente de trabalho da PF
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) May 4, 2023
O registro era obrigatória até para quem já tem o equipamento registrado em outros sistemas. O cadastro pedia as identificações da arma e do proprietário, com nome, CPF ou CNPJ, endereço de residência e do acervo.
Durante o período para cadastramento, os proprietários que não quisessem mais as armas, poderiam entregá-las em um posto de coleta da campanha de desarmamento.