metropoles.com

Pezão: “Governadores concordam com contrapartidas da recuperação fiscal”

A expectativa é que a proposta seja votada nesta semana na Câmara dos Deputados. Peemedebista diz que não vê obstáculos para a aprovação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Luiz Fernando Pezão
1 de 1 Luiz Fernando Pezão - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), esteve na manhã desta terça-feira (28/3) na Câmara dos Deputados para fazer um corpo-a-corpo com os parlamentares a fim de que se aprove o projeto que trata da recuperação fiscal dos estados. A expectativa é que a proposta seja votada nesta semana na Casa. “Conversei com diversos governadores e quase todos estão concordando com quase todas as contrapartidas”, afirmou Pezão.

Na chegada à Câmara, o governador do Rio disse que outros governadores e secretários estaduais de Fazenda também irão acompanhar as negociações. O peemedebista disse que não vê obstáculos para a aprovação da matéria.

Pezão afirmou que a votação da recuperação fiscal dos estados é urgente, assim como a Reforma da Previdência. Ele disse que é a favor de o governo federal passar para os estados a prerrogativa de discutir a reforma nas Assembleias Legislativas. “Não vejo como ruim cada vez mais passar atribuições aos estados”, respondeu.

O governador disse que o prazo de seis meses para aprovação da reforma nos estados é factível. “Para quem vai ter eleição no ano que vem, tem de ser definido esse ano mesmo”, reforçou.

Pezão enfatizou que “não dá mais para esperar” para fazer os ajustes e a reforma previdenciária e negou desgaste político com servidores estaduais ao debater o tema regionalmente. “O desgaste maior é deixar o salário atrasado. Tem de mostrar que a Previdência hoje não tem como (continuar como está)”, emendou.

Só no Rio, disse Pezão, mais de 60% dos servidores se aposentam com menos de 50 anos e, por isso, a legislação deve ser mudada. “Não tem Tesouro que suporte isso”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?