Petrópolis teve ao menos 13 UBS e 1 UPA danificadas após chuvas
Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que 22,7% das estruturas de saúde do município sofreram danos
atualizado
Compartilhar notícia
Balanço preliminar do Ministério da Saúde aponta que a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, teve 22,7% da estrutura de saúde danificada após as fortes chuvas na madrugada de terça-feira (15/2). Os dados referem-se à situação constatada até esta quinta-feira (17/2).
Informações do órgão mostram que 13 unidades básicas de saúde (UBS) e uma unidade de pronto atendimento (UPA) foram danificadas. Além disso, um centro de referência em saúde do trabalhador e outras duas unidades de saúde sofreram danos.
Os dados foram apurados após visitas de equipes do Ministério da Saúde à cidade, na manhã desta quinta. O ministro Marcelo Queiroga sobrevoou a região e enviou ao local profissionais da Secretaria de Vigilância em Saúde, da pasta federal.
Além da ajuda de profissionais de saúde, o ministério também enviou dois kits com 500 kg de insumos médicos à região. Cada remessa conta com 32 tipos de medicamentos e 16 materiais preparados para serviços de emergência.
“A força-tarefa segue monitorando a situação de perto e fará novos envios de insumos e equipes, conforme necessário, nos próximos dias”, informou a pasta. O órgão ainda não divulgou oficialmente o valor total destinado para auxiliar o município.
Veja visita de Queiroga a Petrópolis:
🚨🇧🇷 O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e as nossas equipes da Força Nacional do #SUS, da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde estão em Petrópolis (RJ) para dar toda a assistência necessária para a população da cidade. 🆘
Confira ▶️ pic.twitter.com/zsmNT4e5kP
— Ministério da Saúde (@minsaude) February 17, 2022
Até a tarde desta quinta-feira, foram confirmadas 106 mortes na tragédia de Petrópolis. Entre as vítimas, há pelo menos oito crianças. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) informou que pelo menos 140 pessoas seguem desaparecidas.
Também nesta quinta, o Ministério da Defesa autorizou o emprego das Forças Armadas na região, em apoio à Defesa Civil e em coordenação com órgãos municipais, estaduais e federais.
Mais chuvas
A expectativa é que o cenário desolador continue, devido à previsão de mais chuvas para os próximos dias. Para esta quinta-feira, estão previstas pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte, a partir da tarde.
Na sexta-feira (18/2), o cenário é ainda mais preocupante: pancadas de chuva forte a ocasionalmente muito forte, a partir da tarde. Na terça, em três das seis horas de chuva, o volume superou a previsão para todo o mês de fevereiro.