Petrópolis: cidade registra mais 500 milímetros de chuva em 24 horas
Quantidade de chuva foi o dobro do esperado para o mês todo da cidade serrana do RJ. Previsão é de mais temporal nesta segunda (21/3)
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Ainda em recuperação da tragédia de fevereiro, Petrópolis voltou a sofrer com uma forte chuva. Em menos de 24 horas, a cidade da região serrana do Rio de Janeiro teve 530 milímetros de chuva desde a tarde de domingo (20/3).
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume de chuva entre 6h30 desse domingo e 6h30 desta segunda-feira (21/3) foi de 511mm, na estação São Sebastião-Geo.
A quantidade é o dobro da esperada para o mês todo de março, que era de 253 milímetros, segundo o Climatempo. O bairro São Sebastião, registrou 415 milímetros, o maior volume pluviométrico em apenas 10 horas de chuva em Petrópolis.
A Defesa Civil municipal ainda informou que as outras regiões com maior registro de chuva foram os bairros Coronel Veiga, com 375,2 milímetros; Dr. Thouzet, com 363,8 mm; e Vila Felipe, com 337,4 mm.
Com toda chuvarada, os dados dos sensores operados pelo Inea registraram entre 14h15 e 15h15 que o nível do rio Piabanha passou de 0,84 m para 2,65m na estação de Bingen. Isso deixou a região em alerta máximo.
Mais Chuva
Para as próximas horas, são esperados mais registros de chuva em Petrópolis. O Climatempo alerta para chuva com moderada a forte intensidade, em vários momentos neste começo de semana.
Principalmente o período de madrugada e manhã desta segunda(21) ainda deve ser marcado por temporais na Região Serrana, o que pode acarretar em novos problemas na região.
A partir de terça a chuva tende a diminuir e o sol volta a predominar no Rio de Janeiro, principalmente a partir de quarta.
Mortos e desaparecidos
De acordo com a Defesa Civil, foram 95 ocorrências, a maioria por deslizamento. Sirenes foram acionadas ainda na tarde de domingo e permanecem alertando os moradores na manhã desta segunda-feira (21/3). Ainda há risco de novos deslizamentos, principalmente no primeiro distrito.
O Corpo de Bombeiros já confirmou seis mortos, ao menos três estão desaparecidas e 31 pessoas resgatadas com vida. Cerca de 574 pessoas estão sendo atendidas nos pontos de apoio.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, 419 pessoas se deslocaram para os pontos nas localidades do Morin, Quitandinha, Amazonas, Vila Felipe, Sargento Boening, São Sebastião, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Floresta, Independências e Siméria.
A Defesa Civil de Petrópolis, no último sábado (19/3) iniciou a emissão de alertas de chuva moderada a forte para o domingo (20) e preparou equipes para receber pessoas em 19 abrigos em caso de necessidade.