Petrópolis: chuva em três horas superou média do mês; entenda
Climatempo diz que chuva torrencial foi um fenômeno raro. A cidade registrou 258 mm de volume, e a previsão é de mais chuva hoje (16/2)
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O volume de chuva que caiu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, na tarde dessa terça-feira (15/2), foi maior do que a média prevista para o mês de fevereiro todo.
A cidade imperial registrou 258 mm de volume de chuva em apenas três horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Antes o temporal, o acumulado era de 271,6 mm em 30 dias. No total, foram seis horas de chuva.
“Esses volumes de chuva foram extremamente elevados e raros para um período de apenas três e quatro horas, superando a média para todo o mês de fevereiro que é de aproximadamente 200 mm”, afirmou o Climatempo em nota.
O serviço de meteorologia ainda complementou: “pode ser considerada como um evento raro, que poucas vezes ocorre”.
Causa
De acordo com o Climatempo, a chuva excepcional foi causada pela formação das nuvens da chegada de uma frente fria ao litoral do estado do Rio de Janeiro e ao ar abafado que já estava instalado no estado.
“As nuvens muito carregadas se formaram de maneira bastante localizada sobre Petrópolis”, explicou o serviço de meteorologia.
Esta frente fria já atingiu o litoral do Espírito Santo e ainda deve provocar áreas de instabilidade no estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (16/2).
Previsão do tempo
O Cemaden informou que a previsão do tempo para Petrópolis é de chuva fraca a moderada para as próximas duas horas. Já a partir da tarde e na madrugada deve ocorrer chuva moderada a ocasionalmente forte.
Para a quinta-feira (17/2), estão previstas pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte a partir da tarde. Na sexta-feira (18/2), o cenário é ainda mais preocupante: pancadas de chuva forte a ocasionalmente muito forte a partir da tarde.