metropoles.com

Petroleiros paralisam unidades da Petrobras em greve, diz federação

Paralisação deve durar 24 horas, segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP). A categoria protesta contra a venda de ativos da estatal e o governo do presidente em exercício, Michel Temer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rêgo/Agência Brasil
petrobras
1 de 1 petrobras - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Trabalhadores de diversas unidades da Petrobras estão em greve nesta sexta-feira (10/6), numa paralisação programada para durar 24 horas, segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP). A categoria protesta contra a venda de ativos da estatal e o governo do presidente em exercício, Michel Temer. Procurada, a Petrobras informou que as atividades da companhia estão dentro da normalidade.

De acordo com a FUP, até o início da manhã foram paralisadas dez plataformas localizadas na Bacia de Campos, assim como o Terminal de Cabiúnas (Tecab), no Rio. Além disso, a paralisação, em alguns locais parcial, atingiu os terminais de Itajaí e Guaramirim, em Santa Catarina, e o Terminal de Campos Elíseos (Tecam) e da Termoelétrica Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias (RJ).

“A greve da categoria é em defesa da soberania e da democracia e contra o desmonte da empresa, a entrega do pré-sal e os ataques aos direitos dos trabalhadores, que estão na agenda do governo golpista de Michel Temer e do presidente da Petrobras, Pedro Parente”, diz a FUP em nota.

O movimento, aprovado em 12 dos 13 sindicatos filiados à FUP, começou ontem à noite nos campos de produção terrestre do Ativo Norte da Bahia, colocado à venda pela estatal.

Segundo a FUP, os petroleiros iniciaram também na noite de ontem e madrugada de hoje os cortes na rendição dos turnos das unidades operacionais no Paraná, Rio Grande do Sul, Norte Fluminense, Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e Manaus. De manhã, aderiram trabalhadores das bases do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Amazonas e bases administrativas.

A federação informou ainda que na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), a maior da estatal, os trabalhadores montaram um acampamento, onde estão sendo realizadas diversas atividades e atos políticos em defesa da soberania e da democracia, com participação dos movimentos sociais.

Em Pernambuco, a paralisação começou na madrugada, com corte na rendição dos turnos do Terminal Aquaviário de Suape e da Refinaria Abreu e Lima, onde a FUP informa que a adesão dos operadores é de 100%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?