metropoles.com

Petrobras segue em queda na Bolsa de Nova York após demissão de Prates

A queda nas ações da Petrobras seguem a tendência da terça-feira, quando elas despencaram após o anúncio da saída de Prates

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Fotografia da parte externa do prédio da Petrobras- Metrópoles
1 de 1 Fotografia da parte externa do prédio da Petrobras- Metrópoles - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

As ações da Petrobras seguem em queda na Bolsa de Nova York, após o anúncio da demissão de Jean Paul Prates da presidência da estatal brasileira. Às 7h35 desta quarta-feira (15/5), o recuo nas ADRs (American Depositary Receipts, ou recibo de ações negociados na Bolsa dos Estados Unidos) chegava a 8,57%, para US$ 15,26. As informações são do jornal Valor Econômico.

A queda nas ações da Petrobras segue a tendência da terça-feira, quando elas despencaram na Bolsa de Nova York logo após a mudança no comando da empresa. Prates esteve à frente da estatal desde o início do governo petista, em janeiro de 2023.

Segundo o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, a conversa em que Lula demitiu Prates da presidência da Petrobras, na noite dessa terça-feira (14/5), foi bastante dura, tanto para o presidente quanto para o ex-senador petista. O encontro no Planalto foi acompanhado pelos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Silveira, das Minas e Energia, e, nas palavras de um interlocutor de Lula, foi “uma das mais difíceis que o petista teve neste governo”.

Lula estava constrangido com a situação. Não explicou a Prates por que Rui Costa e Alexandre Silveira, que tentam desde o ano passado tirá-lo da Petrobras, estavam na reunião. O presidente havia convocado Costa e Silveira poucas horas antes, cedendo a uma pressão que ambos exerciam há meses pela demissão de Prates, sob a alegação de que ele não entregava os resultados de que o país precisa na Petrobras.

Nova presidente

A nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, é natural do Rio de Janeiro, tem 67 anos e é graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em engenharia química.

Magda ingressou na Petrobras em 1980 como engenheira estagiária. Em 2002, ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como assessora da diretoria.

A partir de 2008, foi aprovada em sabatina no Senado Federal para o cargo de diretora. Em março de 2012, Magda substituiu Haroldo Lima no cargo de diretora-geral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?