metropoles.com

Presidente da Petrobras renuncia e estatal recebe indicação de Prates

Casa Civil realizará trâmites para enviar documentação necessária à indicação formal do senador para presidência da Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Imagem colorida mostra Jean Paul Prates, de terno e lendo um documento no Congresso. Senador é cotado para assumir a Petrobras - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Jean Paul Prates, de terno e lendo um documento no Congresso. Senador é cotado para assumir a Petrobras - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Petrobras comunicou, na noite desta terça-feira (3/1), ter recebido o informe de que o senador Jean Paul Prates (PT-RN) será indicado para presidir a estatal. O Ministério de Minas e Energia (MME) enviou o comunicado para o Conselho de Administração da Petrobras.

A Casa Civil precisa, agora, realizar os trâmites para que a indicação ocorra. “Tão logo a documentação seja analisada e retorne ao Ministério das Minas e Energia, será encaminhada à Petrobras”, informa nota da estatal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou o nome de Prates em 30 de dezembro. Assim como o chefe do Executivo federal, o senador é um crítico da política de preços adotada pela Petrobras, que está vinculada à flutuação do valor praticado no mercado internacional.

“A indicação, após efetivada, será submetida ao processo de governança interna, observada a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Elegibilidade”, esclarece a Petrobras. O pronunciamento ressalta, ainda, que “fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado”.

Renúncia

O atual presidente da estatal, Caio Paes de Andrade, já comunicou ao conselho da Petrobras seu pedido de renúncia.

Em dezembro, a Petrobras informou que Paes de Andrade havia aceitado convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para compor a sua equipe. Porém, foi comunicado que ele continuaria dando exclusiva atenção à estatal.

Por enquanto, não se sabe quem vai assumir a Petrobras até que a indicação de Prates seja validada.

Trajetória

A relação de Jean Paul Prates com o mercado de óleo e gás começou na década de 1980, quando ele participou da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro). Nos anos 1990, Prates fundou uma consultoria na área.

O futuro presidente da Petrobras assessorou empreendimentos público-privados nas áreas de petróleo, gás, biocombustíveis e energia renovável. Ele atuou no processo de regulação dos setores de petróleo, energia renovável, biocombustíveis e infraestrutura durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula (2003-2010).

Natural do Rio de Janeiro, o senador foi secretário estadual de Energia do Rio Grande do Norte, onde fixou residência em 2005. Em 2001, trabalhou em uma proposta para o setor apresentada ao então governador do estado, Garibaldi Alves. O projeto acabou implantado na gestão da governadora Wilma de Faria.

Jean Paul Prates é fundador do Centro de Estratégias em Energia e Recursos Naturais (Cerne), órgão que colabora com governos e empresas em estratégias de investimentos no setor. Ele ainda atuou em conselhos consultivos de diversos grupos de energia no país e foi presidente do Sindicato da Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?