metropoles.com

Petrobras muda organograma e cria Diretoria de Transição Energética

Segundo a Petrobras, as alterações são necessárias para realizar transição energética e fortalecer o desenvolvimento tecnológico da empresa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
tanque no centro de Distribuição da Petrobras prejuízo - Metrópoles
1 de 1 tanque no centro de Distribuição da Petrobras prejuízo - Metrópoles - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

A Petrobras divulgou mudanças organizacionais e a criação de uma diretoria responsável pela transição energética após reunião nesta quinta-feira (6/4). As mudanças ainda devem ser submetidas ao Conselho de Administração, medida prevista no estatuto da empresa.

Entre as novas medidas está a criação da Diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis, responsável pelo planejamento estratégico para a transição energética da empresa e o desenvolvimento de novas tecnologias para conter o avanço das mudanças climáticas. Para coordenar essas ações, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, indicou Maurício Tolmasquim.

A atual Diretoria de Desenvolvimento da Produção, comandada por Carlos José do Nascimento Travassos, foi renomeada e passará a ser chamada de Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação e incorporará o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (Cenpes).

A atual Diretoria de Refino, Gás e Energia, ocupada por William França da Silva, também teve alteração e será chamada de Diretoria de Processos Industriais e Produtos, incluindo os derivados do refino de petróleo e os derivados de gás e biocomponentes.

Diretoria extinta

A atual Diretoria de Comercialização e Logística, ocupada por Claudio Romeo Schlosser, passa a ser denominada Diretoria de Logística, Comercialização e Mercados. Além disso, a Petrobras anunciou a extinção da Diretoria de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade.

Entre as alterações, a diretora executiva Clarice Coppetti deverá assumir a Diretoria de Gestão Corporativa, que administrará os processos internos de gestão de pessoas, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e serviços compartilhados, e incorporará a estrutura de transformação digital e tecnologia de informação.

Carlos Augusto Barreto seguirá responsável pela área de Transformação Digital, que ficará ligada à Diretoria de Gestão Corporativa. As gerências executivas de comunicação e marcas, responsabilidade social e relacionamento externo ficarão diretamente ligadas à presidência.

A Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores da companhia, comandada por Sergio Caetano Leite, passa a ser responsável também pela área de Gestão de Portfólio.

Sem aumento de custos

Segundo a estatal, as alterações organizacionais não irão gerar um aumento de custos para a empresa e também não alteram o número atual de diretorias da Petrobras.

A Petrobras afirma que as modificações são responsáveis por preparar a companhia para a transição energética; reunir as atividades de engenharia, tecnologia; e inovação e concentrar atividades corporativas em uma área voltada à gestão da companhia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?