metropoles.com

Petrobras: Lula recebe Prates no Planalto para falar de dividendos

A reunião é motivada por uma sequência de desencontros, como a queda nas ações e recusa em pagar dividendos a acionistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula Marques/Agência Brasil
Fotografia colorida do presidente da Petrobrás Jean Paul Prates
1 de 1 Fotografia colorida do presidente da Petrobrás Jean Paul Prates - Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reunido com Jean Paul Prates, presidente da Petrobras. A reunião ocorre no Palácio do Planalto, onde discutem os dividendos da empresa.

O encontro começou por volta de 15h30 e Prates não falou com a imprensa antes. Conforme apurou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, também estão na reunião. Os nomes deles não estavam previstos na agenda do presidente da República.

Também participam da reunião com Lula os executivos Carlos José do Nascimento Travassos, diretor executivo de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Claudio Romeo Schlosser, de Logística e Mercados, e Mauricio Tolmasquim, de Transição Energética e Sustentabilidade.

A agenda teve como motivação a reação do mercado a dois anúncios da empresa na última semana: um informe sobre a queda de 33,8% nos lucros da Petrobras em 2023, em comparação com 2022, e a divulgação de que a estatal não planeja repassar a distribuição extraordinária de dividendos aos acionistas, como realizou nos últimos anos. Os dividendos são uma fatia do lucro.

As informações levaram a um rombo de R$ 55,3 bilhões em valor de mercado na sexta-feira (8/3), com as ações em baixa de 10% na Bolsa de Valores brasileira (B3) e diminuição de 0,99% do Ibovespa, principal índice da B3.

Prates revelou controvérsias sobre o assunto dentro do Conselho de Administração da empresa e abriu espaço para voltar atrás: “A gente pode fazer a distribuição de dividendos a qualquer momento. A novela continua”.

Poderá caber ao governo federal ou ao próprio Lula bater o martelo a respeito desse tema. Mais cedo, o presidente da Petrobras negou que o chefe do Executivo tenha interferido na questão.

Ao blog da jornalista Andreia Sadi, ele disse: “O presidente não deu nenhuma ordem sobre a questão dos dividendos. Nós estamos discutindo isso com o acionista majoritário dentro dos espaços possíveis. Houve uma discussão a tempo do anúncio do balanço, havia necessidade de fechar o balanço. E foi definido que a gente adiaria a discussão”.

Divisão no conselho

Segundo Prates, os conselheiros ligados ao governo alcançaram unanimidade ao decidir guardar os dividendos extraordinários para reserva de capital da empresa, enquanto os conselheiros privados chegaram a uma unanimidade contrária, favorável a distribuir a fatia aos acionistas.

O presidente da estatal falou não ter votado: “Não faria diferença para o resultado, e acompanhei o voto da minha diretoria, que propôs 50%-50%”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?