Petrobras: assembleia avaliará candidatos a conselho em 19 de agosto
Dois dos indicados para o Conselho de Administração pelo governo federal foram vetados na última quinta-feira (14/7)
atualizado
Compartilhar notícia
A Petrobras convocou, nesta segunda-feira (18/7), Assembleia Geral Extraordinária para o dia 19 de agosto. Na ocasião, os acionistas farão a análise dos candidatos ao Conselho de Administração (CA).
Na última quinta-feira (14/7), o Comitê de Elegibilidade (Celeg) vetou os nomes de dois indicados ao conselho pelo governo federal por conflito de interesses. Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro atua na Casa Civil, enquanto Ricardo Soriano de Alencar é procurador-geral do Tesouro Nacional.
Já os outros cinco indicados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e os dois nomes sugeridos pelos acionistas foram aprovados.
Na reunião extraordinária feita nesta segunda, com os membros do CA que não vão passar pelo processo eleitoral, as análises do Celeg foram validadas integralmente.
“Seu Conselho de Administração (CA), em sessão com a participação apenas de seus membros que não foram indicados para nova eleição, validou integralmente as análises do Comitê de Elegibilidade (CELEG) em relação aos candidatos indicados pelo acionista controlador e pelos acionistas minoritários para o CA da companhia, conforme ata da reunião do CELEG de 13/07/2022, bem como, por maioria, a análise feita pelo CELEG na reunião de 24/06/2022 do Comitê”, informa o pronunciamento emitido pela estatal.