metropoles.com

Petista reage a Lira: “Governo ainda consolidará base no Congresso”

Mais cedo, o presidente da Câmara afirmou que o governo Lula não tem apoio suficiente para aprovar matérias na Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Reginaldo Lopes relator reforma tributária
1 de 1 Reginaldo Lopes relator reforma tributária - Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ter afirmado que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não possui uma base “consistente” no Congresso Nacional para aprovar projetos, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) disse que isso ainda será consolidado.

O petista participou de uma reunião de líderes do governo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a reforma tributária.

Questionado sobre a declaração de Lira, Reginaldo, ex-líder do PT na Câmara, respondeu: Vamos construir, por isso nós estamos alinhando todo mundo. Estamos alinhando Câmara e Senado para isso”.

De acordo com Lira, ainda levará tempo para que a base governista seja consolidada, mas, no momento, o Executivo não tem votos suficientes para negociar matérias, como é o caso da reforma tributária, nem na Câmara e nem no Senado Federal.

“Nós teremos um tempo, também, para que o governo se estabilize internamente [antes de votar a reforma tributária], porque hoje o governo ainda não tem uma base consistente, nem na Câmara e nem no Senado, para matérias de maioria simples, quanto mais matérias de quórum constitucional”, disse o presidente da Casa baixa.

Cronograma

A proposta é debatida na Câmara dos Deputados através de um grupo de trabalho (GT) formando por 12 parlamentares que irão formular um texto a ser apresentado no plenário.

O GT que discute a reforma possui um plano de trabalho para ser executado em 90 dias. O cronograma prevê debates e audiências públicas com especialistas.

O objetivo é ter, no final de maio, um parecer unindo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2019, da Câmara, e a PEC nº 110/2019, do Senado, que simplificam o sistema tributário ao criar um imposto único para substituir uma série de tributos sobre o consumo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?