metropoles.com

Pessoas que perderam prazo da vacina contra a Covid penam à espera de repescagem

Enquanto cidades anunciam a imunização para adolescentes, quem perdeu o dia certo da vacinação sofre para conseguir a sua dose de vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara/Metrópoles
Enfermeira vacinando menina
1 de 1 Enfermeira vacinando menina - Foto: Gustavo Alcântara/Metrópoles

Enquanto algumas cidades anunciam o avanço das faixas etárias na campanha de imunização contra a Covid-19 e já vacinam crianças e adolescentes, outros municípios do país estão com cidadãos perdidos e confusos com relação à data de quando, finalmente, poderão receber a proteção contra a doença. Em determinadas localidades, pessoas que perderam o tão esperado dia terão de aguardar a “repescagem”, e não poderão receber nenhuma dose de imunizante até chegar a data.

Em postagens feitas por prefeituras espalhadas por todo o país, com o anúncio de novas faixas etárias contempladas pela campanha, não é incomum encontrar pessoas desorientadas com relação a quando vão conseguir, enfim, se proteger contra a Covid-19. É o caso de Curitiba (PR), onde moradores questionam em publicações quando poderão receber o imunizante, já que perderam a data certa que contemplava a idade.

Moradores questionam prefeituras sobre quando poderão se vacinar, depois de terem perdido a data certa de vacinação
Moradores questionam prefeituras sobre quando poderão se vacinar, após terem perdido a data certa de vacinação

Henrique Bucken, 41 anos, é morador da capital e teve de esperar três semanas até finalmente poder tomar a primeira dose. Ele foi diagnosticado com Covid-19 e apresentou sintomas leves, mas, segundo a recomendação da prefeitura, apenas poderia tomar o imunizante após 30 dias do fim da doença. Quando melhorou, ficou sem data marcada para poder enfim se vacinar.

“Quando estava 100% (após a Covid-19), não havia data para repescagem. Foi então que fiz o tuíte em forma de protesto, pois perdi a data por estar doente, não porque quis”, explicou Bucken. Segundo o curitibano, ele teve “sorte” e acabou conseguindo se imunizar duas semanas depois do dia marcado.

Curitibano pede ajuda em rede social por perder data de vacinação para a sua idade
Curitibano pede ajuda em rede social por perder data de vacinação para a sua idade

Dados da imunização na cidade mostram que, até o último dia 17/8, 24,9% da população com idade entre 40 e 44 anos ainda não tinha tomado a primeira dose de vacina contra a Covid em Curitiba. Dos 152.862 curitibanos na faixa etária, 37.996 não compareceram para receber a proteção na capital paranaense.

Em todo o país, 118.860.218 pessoas já receberam a primeira dose de um dos imunizantes disponíveis. A população adulta, segundo dados mais recentes do IBGE, é de 160.911.639 brasileiros; ou seja, 26% da população adulta ainda não tomou nenhuma vacina. Entre aqueles com mais de 60 anos, público mais abrangente na campanha de imunização, o indicador é de 4,8% sem nenhuma dose.

Em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, Flávio Luna, 39, também teve problemas para se vacinar após perder a data marcada para sua idade na cidade. No caso de Luna, a falta de doses foi a vilã da prorrogação da sua primeira dose.

“No dia definido pela prefeitura para a minha idade, a vacina que tinha disponível era a Janssen. A procura foi enorme, e quando cheguei ao posto de vacinação perto da minha casa já não tinha mais senha. Fui em mais 4 pontos de vacinação, e em nenhum consegui me imunizar”, conta Flávio. Ele conseguiu tomar o imunizante três dias depois da data prevista, mas acabou tendo que faltar duas vezes ao emprego para isso. “O que me deixou chateado foi a falta de planejamento da prefeitura”, desabafou.

5 imagens
Vacinação de jovens de 18 e 19 anos no DF
Marina Pinheiro Xavier
Prefeitura do rio torna obrigatória a vacinação de servidores públicos
Vacinação contra Covid-19 no DF
1 de 5

No DF, boa parte da população está imunizada

Gustavo Alcântara / Especial Metrópoles
2 de 5

Vacinação de jovens de 18 e 19 anos no DF

Gustavo Alcântara / Metrópoles
3 de 5

Marina Pinheiro Xavier

Gustavo Alcântara / Metrópoles
4 de 5

Prefeitura do rio torna obrigatória a vacinação de servidores públicos

Gustavo Alcântara/Metrópoles
5 de 5

Vacinação contra Covid-19 no DF

Gustavo Alcântara/Metrópoles

A repescagem para quem tem mais de 25 anos na cidade está marcada para esta quinta-feira (19/8), mas o município já avançou para a primeira dose para os que possuem 18.

“Neste momento, o que o Brasil tem de fazer é tentar vacinar o maior número de pessoas possível. A faixa etária é uma forma fácil de organizar a imunização, mas precisamos facilitar o máximo possível a ida aos postos para a idade que já foi anunciada. É preciso evitar burocracias”, chama a atenção o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?