Pessoas com deficiência visual podem ter cartão em braile. Entenda
O Banco do Brasil lançou o primeiro cartão em braile do país. Agora, os clientes autodeclarados cegos ou PCD visual podem solicitá-lo
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco do Brasil lançou, nessa segunda-feira (8/4), Dia Nacional do Sistema Braile, o primeiro cartão impresso em braile do país, com o objetivo de tornar os serviços mais acessíveis. Agora, os clientes do banco poderão solicitar nova via.
“O lançamento do cartão em braile estabelece novo padrão de inclusão no setor financeiro, permitindo que o Banco do Brasil se destaque como um banco verdadeiramente para todos. A inclusão e o acesso vão muito além do cumprimento da legislação vigente, são valores cultivados no dia a dia pelo BB.”, afirma a presidente Tarciana Medeiros.
Confira fotos do novo modelo:
Como pedir o cartão em braile
Clientes autodeclarados cegos ou pessoas com deficiência visual podem solicitar nova via do cartão, ou um cartão novo, no App BB ou em uma agência bancária. Após o pedido, eles vão receber um kit.
O banco vai enviar o cartão impresso em braile — com número, CVV, data de validade e bandeira —, material explicativo sobre o cartão e forma de desbloqueio, além de um portão-cartão com os dados completos. Essas informações do material explicativo estarão em papel de alto relevo e em caracteres ampliados, visando facilitar também a leitura de pessoas com baixa visão.
Para as novas contratações de cartão ou renovações de cartões vencidos, a emissão será gratuita. Mas, em casos de solicitação de segunda via, o valor será o mesmo de um cartão comum (R$ 10,80), de acordo com a tabela de tarifas do banco.
O Banco do Brasil informou que todos os cartões emitidos para clientes autodeclarados PCD visuais seguirão esse modelo. Além disso, o banco vai oferecer que o cliente receba o extrato unificado totalmente impresso em braile e com caracteres ampliados.