Pesquisadores do Brasil desenvolvem vacina contra vício em cocaína
Segundo um dos desenvolvedores da vacina, o professor Angelo de Fátima, da UFMG, foi criada uma molécula que produz anticorpos contra a droga
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores brasileiros trabalham em uma vacina que deve eliminar o vício em cocaína. O projeto está em desenvolvimento há dois anos e meio e passou para a fase de testes em animais. Segundo um dos desenvolvedores da vacina, o professor Angelo de Fátima, da UFMG, foi criada uma molécula que produz anticorpos contra a droga.
“Esses anticorpos capturam a cocaína, impedindo-a de chegar ao cérebro, e reduzem os efeitos euforizantes da droga, o que leva o usuário a perder interesse no seu consumo”, explicou o acadêmico à agência AFP. No entanto, a vacina só será usada por pacientes que desejam mesmo parar de tomar as drogas e na luta contra o crack.Além do Brasil, os Estados Unidos estão desenvolvendo um estudo parecido, mas com moléculas diferentes. O consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial, segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.