Pesquisadores brasileiros e de Abu Dhabi firmam acordo de cooperação
Acordo de cooperação tecnológica assinado por pesquisadores tem objetivo de desenvolver novos dispositivos eletrônicos
atualizado
Compartilhar notícia
O ecossistema Dakila, por meio da Associação Dakila Pesquisas, e a Universidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, firmaram acordo de cooperação em tecnologia para o desenvolvimento de pesquisas científicas. O Memorando de Entendimento foi assassinado no último dia 23 de maio, na sede da Universidade de Abu Dhabi pelo CFO do ecossistema Dakila, Alan Oliveira, e o chanceler da Universidade de Abu Dhabi, professor Ghassan Aouad.
A assinatura do memorando também contou com a participação do presidente e fundador da Universidade de Abu Dhabi, Dr. Ali Saeed Bin Harmal Al Aldhaheri, o qual parabenizou e desejou sucesso a Alan Oliveira. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da Dakila.
O acordo inclui a criação de Laboratório de Pesquisa em Supercondutividade Avançada, focado no desenvolvimento de tecnologias de materiais supercondutores em temperatura ambiente e suas aplicações industriais. Liderado pelo professor Montasir Qasymeh da Univ. de Abu Dhabi, em colaboração com pesquisadores brasileiros.
“Este acordo significa o lançamento da primeira rodada de pesquisas e desenvolvimento de dispositivos elétricos com tecnologia quântica no mundo. É um grande passo para o Brasil, que através da Dakila Pesquisas, passa a fazer parte de um projeto global de desenvolvimento de tecnologias inovadoras”, declarou Alan Oliveira.
Segundo o docente, serão desenvolvidas tecnologias quânticas inovadoras, incluindo dispositivos de capacitação e autossuficiência elétrica sem perda de energia, assim como novos dispositivos na área da saúde, entre outros campos de pesquisa. Alan Oliveira mencionou também que a primeira etapa envolverá a aplicação de supercondutividade em painéis solares, utilizando a Argila Kimberlito do Brasil, localizada no Mato Grosso do Sul e pertencente ao ecossistema Dakila.
A Universidade de Abu Dhabi manifestou interesse em firmar o acordo após a participação do ecossistema Dakila na Cúpula de Inovação Tecnológica em Dubai, no último mês de abril. Durante o evento, os profissionais da Dakila apresentaram algumas tecnologias quânticas.
A expectativa é que em breve sejam apresentadas novidades decorrentes da parceria firmada. Há estudos prontos dos protótipos desenvolvidos com dispositivos quânticos e supercondutores.
Empresas e universidades brasileiras poderão participar das pesquisas. “Queremos fazer um ecossistema de empresas que tenham boas intenções. A premissa da assinatura do nosso acordo é que as tecnologias sejam acessíveis a toda a humanidade”, ressalta Alan Oliveira.
Ecossistema Dakila
O Ecossistema Dakila é composto por 19 empresas brasileiras de diversos setores. Uma delas é a Associação Dakila Pesquisas, que busca promover o desenvolvimento econômico e social, combater a pobreza e a miséria, realizar estudos e pesquisas, gerar conhecimento técnico e científico, além de desenvolver tecnologias alternativas e realizar outras ações.
Com matriz em São Paulo (SP) e sede em Corguinho (MS), a Dakila também possui núcleos de pesquisas em nove capitais brasileiras (Campo Grande, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Natal, Fortaleza, Brasília e Salvador), além de grandes cidades. No exterior, está presente nos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Bolívia, Paraguai, Argentina, Espanha, Chile, França, Japão e Alemanha.