Pesquisadora encontra sucuri gigante no Pantanal de Mato Grosso do Sul
Kefany Ramalho monitorava ninho de araras azuis na região. Enquanto filmava um colaborador arrumando equipamentos, avistou o animal
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisadora do Instituto Arara Azul encontrou uma sucuri gigante, enquanto monitorava ninhos da ave, no Pantanal do Mato Grosso do Sul.
O vídeo foi publicado no Dia Mundial da Cobra (8/7), nas redes sociais da Fazenda Caiman e viralizou.
A gravação, feita no final do ano passado, é da bióloga e pesquisadora Kefany Ramalho. Veja o vídeo aqui.
Ela filmava um colaborador preparando equipamentos para subir até a copa de uma árvore da espécie Manduvi, de acordo com matéria do G1. Bem próximo ao local, de forma camuflada, a cobra se movimentava lentamente no solo até sumir para dentro da mata.
Várias outras aparições de sucuris foram registradas nas últimas semanas no estado do Mato Grosso do Sul.
A doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e também coordenadora de um projeto voltado para as sucuris em Bonito, Juliana Terra, explica que épocas mais frias levam as serpentes a buscarem se aquecer por meio da luz solar, o que aumenta as aparições do animal.
“Não que nas outras épocas do ano elas não estejam ali. Qualquer época do ano elas estão neste local, só que a gente não consegue vê-las. São animais bastante quietos, não fazem barulho, elas são muito camufladas na água com sua coloração, enfim, é muito difícil avistá-las”, acrescenta.