Pesquisa Quaest: 64% associam chuvas no RS a mudanças climáticas
Para a pesquisa, 96% das pessoas chegaram a afirmar que os fenômenos naturais aumentaram com intensidade nos últimos anos
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quinta-feira (9/5) revelou que 64% dos entrevistados acreditam que as chuvas e temporais no Rio Grande do Sul estão relacionados às alterações climáticas.
Segundo o levantamento, 2.045 pessoas foram ouvidas em 120 municípios, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa, 30% das pessoas acreditam que as mudanças climáticas tem ligação ”em partes”, 5% dos entrevistados acreditam ”um pouco”, enquanto 1% afirmam que mudanças climáticas não possuem ligação com o que está acontecendo no Rio Grande do Sul.
O levantamento de dados foi encomendado pela Genial Investimentos.
A pesquisa também coletou informações ao perguntar se os entrevistados experimentaram algum desastre ambiental em sua cidade nos últimos anos, 78% afirmaram que sofreram calor extremo, enquanto 44% disseram que ”sim” para enchentes e inundação.
36% das pessoas chegaram a sofrer deslizamento de terra, enquanto 64%, não.
Mudanças climáticas são temas de debates, diz pesquisa
Diretor da Quaest, Felipe Nunes explicou que ”as mudanças climáticas são temas de debates” e que ”a pesquisa mostra um cenário um pouco mais esperançoso neste tema, para que o governo encontre um espaço de unidade nacional”.
Além disso, 96% das pessoas afirmaram que houve um aumento na intensidade dos fenômenos naturais nos últimos anos, enquanto 4% discordaram. Ainda, 29% dos entrevistados acreditam que as mudanças climáticas tem relação com a poluição indústria e desmatamento.