metropoles.com

Pesquisa prevê crescimento de 13,3% nas vagas de estágio em 2022

Atualmente, o país tem um contingente de 707.903 estagiários, maior parte na região Sudeste. Em 2023, a expectativa é de alta de 8,3%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
estagio
1 de 1 estagio - Foto: iStock

Um levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) aponta uma expectativa de crescimento de 13,3% nas vagas de estágio até o fim de 2022. A projeção também é positiva para o ano que vem, quando está prevista uma alta de 8,3%.

O aumento é motivado pela quantidade de contratações contidas por causa da pandemia de Covid-19 e que começam a ser retomadas. No entanto, para especialistas, a expectativa é de que somente a partir de 2024 os números cheguem aos níveis pré-pandemia. Em 2018, o país registrou um crescimento de 15,7% nas oportunidades.

A pesquisa, feita pela consultoria Tendências, estima um contingente de 707.903 estagiários em todo o país. A maior parte se concentra na região Sudeste (298.492), seguido do Nordeste (156.202), Sul (135.424), Centro-Oeste (72.833) e Norte (44.952).

Em relação ao perfil socioeconômico dos estagiários, o estudo indica que 40,4% são das classes D/E, com renda mensal domiciliar de até R$ 3 mil. Outros 37,7% são estudantes da classe C, que têm renda familiar de até R$ 7,2 mil.

Áreas que mais contratam

As áreas que mais contratam são as de atividades jurídicas, contabilidade e auditoria, pré-escola e ensino fundamental, órgãos da administração pública a nível estadual e municipal, e instituições de ensino superior.

“Esses jovens buscam oportunidade de estágio não só como fonte de inserção no mundo do trabalho para conhecimento e bagagem prática, mas também para colaborar na renda familiar”, afirma Mônica Vargas, superintendente Nacional de Operações e Atendimento do CIEE.

O índice leva em consideração os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?