Pesquisa na Groenlândia mostra que 85% são contra anexação aos EUA
A pesquisa do jornal dinamarquês Berlingske mostra que 45% dos entrevistados entendem a vontade de Donald Trump como uma ameaça ao país
atualizado
Compartilhar notícia
![Presidente Donald Trump assina ordens executivas no Salão Oval em Washington, DC. Trump toma posse para seu segundo mandato como 47º presidente dos Estados Unidos - Metrópoles](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/22174351/Presidente-Donald-Trump-em-Washington-DC.-Trump-toma-posse-para-seu-segundo-mandato-como-47o-presidente-dos-Estados-Unidos-EUA-Metro%CC%81poles-10.jpg)
Uma pesquisa feita entre moradores da Groenlândia mostra que 85% deles rejeitam a ideia de anexar a ilha ao território norte-americano. Apenas 6% sinalizaram positivamente para uma junção com os Estados Unidos. O levantamento foi publicado nesta terça-feira (28/1) pelo jornal dinamarquês Berlingske.
Antes mesmo de assumir a Casa Branca, Donald Trump ameaçou tomar o controle da Groenlândia alegando uma questão de “segurança nacional” para os EUA. A ilha possui recursos naturais, além de já ter base militar norte-americana.
A Groenlândia é uma região autônoma, mas faz parte do território da Dinamarca.
43% dos entrevistados veem o interesse dos Estados Unidos como uma oportunidade. Contudo, outros 45% entendem que a vontade do Trump como é ameaça ao país.
O levantamento também mostrou preferência pela cidadania. Dos 56.000 groenlandeses, 55% disseram que prefeririam um passaporte dinamarquês, enquanto 8% optariam pela cidadania dos EUA. 37% por cento disseram que não sabiam.
As entrevistas foram realizadas entre 22 e 27 de janeiro de 2025. Foram ouvidas 497 pessoas.