metropoles.com

Pesquisa da CNT: 55,2% aprovam e 39,6% reprovam o presidente Lula

Os resultados da 160ª Pesquisa CNT de Opinião mostram a avaliação do primeiro ano do governo e o desempenho do presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência
Imagem colorida mostra o presidente Lula segurando microfone em reunião no Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente Lula segurando microfone em reunião no Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, nesta terça-feira (23/1), a pesquisa de opinião sobre as avaliações do governo e o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, o petista é aprovado por 55,2% dos entrevistados.

O presidente tem índice de reprovação de 39,6%. Outros 5,2% não souberam responder.

Os resultados da 160ª Pesquisa CNT de Opinião mostram a avaliação do primeiro ano do governo e o desempenho do presidente Lula. Ao todo foram 2.002 entrevistas, realizadas pelo Instituto MDA, de 18 a 21 de janeiro.

Gestão Lula vs Bolsonaro

Questionados sobre o governo de Jair Bolsonaro (PL), 57,9% dos entrevistados afirmaram que o governo Lula está melhor que o do ex-presidente. Já cerca de 28,6% dizem que está pior. Outros 22% acreditam que está igual, os demais (1,5%) não souberam avaliar.

De acordo com a pesquisa, as áreas da economia (21,4%) e da educação (17,2%) estão com o melhor desempenho até o momento. A segurança (27,4%), economia (25,4%), saúde (22,4%) e combate a corrupção (21%) têm o pior desempenho.

3 imagens
Áreas com pior rendimento
Áreas com melhor rendimento
1 de 3

Avaliação de Lula em comparação com Bolsonaro

Reprodução/CNT
2 de 3

Áreas com pior rendimento

Reprodução/CNT
3 de 3

Áreas com melhor rendimento

Reprodução/CNT

Para mais da metade (51%) dos entrevistados, o governo deve priorizar na área da economia a criação de empregos. Já 27,4% acreditam que o foco deve ser controlar o aumento da inflação.

Sobre as pessoas que participaram dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, na praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), 54,9% consideram que todos deveriam ser punidos. Cerca de 26,1% afirmam que apenas algumas. Contudo, 14,8% acreditam que ninguém deveria. Outros 4,2% não souberam avaliar.

Governo federal

A gestão do terceiro mandato de Lula é aprovada por 42,7% (14,2% ótimo; 28,5% bom). Cerca de 28,1% classificaram a gestão como regular, outros 27,9% desaprovam a gestão (7,7% ruim; 20,2% péssimo).

O índice de aprovação do governo federal é maior entre pessoas com 45 a 59 anos (51%), enquanto a de desaprovação fica entre 25 a 34 anos (32%). Quase metade (44%) das mulheres aprovam a gestão atual. Já cerca de 31% dos homens entrevistados reprovam o Lula 3.

No recorte de nível de instrução e socioeconômico, pessoas com apenas ensino fundamental aprovam mais a atuação do governo (57%), assim como, aqueles que recebem até dois salários mínimos (51%).

Por outro lado, a taxa de reprovação do governo está concentrada entre pessoas com ensino médio (31%) e superior (37%), bem como aqueles que recebem mais de cinco salários mínimos (39%).

A Região Nordeste concentra as melhores avaliações para o governo (61%), seguido pelo Centro-Oeste/Norte (39%). O Sul, Sudeste e Centro-Oeste/Norte têm os maiores índices de reprovação, respectivamente 35%, 33% e 33%.

O governo também é melhor avaliado entre católicos (49%) do que entre evangélicos (31%).

Outros tópicos

  • Eleições municipais de 2024

Quase 33,5% dos entrevistados disseram que têm mais chance de votar em candidatos que sejam apoiados pelo presidente Lula. Cerca 33,3% se consideram indiferentes. Outros 15,7% votariam em candidatos apoiados ou apoiadores de Bolsonaro, enquanto 11% preferem votar naqueles que são contra Lula e Bolsonaro.

  • Concurso Nacional Unificado

A pesquisa da CNT também questionou as pessoas sobre a oferta de novas vagas de emprego no setor público pelo Concurso Nacional Unificado (CNU). Ao todo, 76% concordaram que a oferta de novas vagas é importante, 20% concordaram que é necessária e 4% não soube avaliar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?