metropoles.com

Pesquisa: Bolsonaro tem menor aprovação desde início do mandato

Segundo levantamento da XP, apenas 30% dos brasileiros consideram o atual governo ótimo ou bom

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), teve um recuo no índice de popularidade no mês de março, chegando ao menor valor desde o início de seu mandato. De acordo com pesquisa produzida pela XP Investimentos em parceria com o Ipespe, apenas 30% dos brasileiros consideram o atual governo ótimo ou bom.

O índice caiu 4 pontos porcentuais em comparação ao mês passado. Já entre os que consideram o mandato ruim ou péssimo, o número manteve-se em 36%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Consideram o governo razoável 31% dos entrevistados. Em fevereiro, eram 29%. A pesquisa consultou 1 mil pessoas entre os dias 16 e 18 de março. Não souberam ou não quiseram responder 3% dos consultados.

A queda na popularidade do presidente ocorre simultaneamente à aplicação das primeiras iniciativas do governo contra a pandemia de coronavírus.

Nesse quesito, apenas 40% da população concordam com a reação do executivo nacional sobre a Covid-19. Quase que a totalidade dos brasileiros acreditam que a economia vai sofrer impactos com o novo vírus, representando 92% dos entrevistados.

Na pesquisa, 70% dos entrevistados responderam que estão com muito medo do coronavírus e 83% disseram já ter tomado medidas de prevenção em suas residências e rotinas familiares. Ainda, 76% acreditam que sofreram impactos no bolso pelos próximos meses.

Ministro da Saúde
Apesar da baixa aprovação de Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, está bem-visto entre os brasileiros, com 56% das pessoas avaliando a atuação do chefe da pasta como positiva. Em contraposição, o ministro da economia, Paulo Guedes, é bem-aceito por somente 32% dos entrevistados.

Segundo a pesquisa, quase metade da população, 48% dos entrevistados, considera que a economia está no caminho errado. O índice cresceu 8 pontos porcentuais em relação ao mês de fevereiro, quando 40% tinham essa avaliação.

Sobre o direcionamento das pautas do Congresso Nacional, 61% acreditam que é preciso adotar medidas de estímulo ao combate à doença, enquanto 24% acham que a aprovação da agenda anterior é prioridade. Além disso, 22% da população acrescentam que o desempenho do Congresso vai piorar.

Nesta sexta-feira (20/03), o Senado aprovou que o país decrete situação de calamidade pública em razão da doença. A iniciativa permite que o governo flexibilize a meta fiscal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?