Pesquisa: 96% da população crê que educação é chave para resolver problemas sociais
Levantamento divulgado nesta terça (18/4) mostra que 94% concordam que a educação deveria estar entre as três prioridades dos governadores
atualizado
Compartilhar notícia
Levantamento mostra que 96% da população brasileira acredita que melhorar a educação pública é a chave para resolver problemas do país, como violência, pobreza e desigualdade social. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (18/4).
Realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), a pesquisa foi encomendada pela organização Todos Pela Educação. Para 60% dos entrevistados, a educação pública brasileira vai melhorar nos próximos quatro anos, já 32% não concordam com essa projeção.
Ainda segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados concordam que os governantes brasileiros estão comprometidos com melhorias na escola pública, no entanto, 38% discordam dessa afirmação. Além disso, 94% acreditam que a educação deveria estar entre as três prioridades do governador de seu estado.
“Os dados dessa pesquisa trazem uma mensagem inequívoca para os governantes e gestores públicos de todo o Brasil: priorizar o tema da educação é responder a uma demanda latente da população de todos os estados”, disse Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.
O levantamento abordou três temas: a importância da educação no Brasil, o papel dos governos na educação, e a desigualdade de oportunidades no acesso à educação no país. Foram realizadas 2 mil entrevistas entre 1º e 5 de abril, com um público amostral a partir dos 16 anos. De acordo com o Ipec, a margem de erro tem nível de confiança de 95%.
Sobre acesso ao ensino de qualidade, o levantamento mostra que 73% discordam (totalmente ou em parte) que ricos e pobres recebem ensino com o mesmo nível de qualidade. Para 49% (totalmente ou em parte), brancos e negros não têm o mesmo índice de educação. Já 67% não acreditam (totalmente ou em parte) que o acesso à educação de qualidade é igual nas regiões do país.
Violência nas escolas
O levantamento é divulgado após o governo federal iniciar discussões para prevenir ataques nas escolas. Nos últimos dias, atentados e ameaças em instituições de ensino trouxeram o problema da violência escolar à tona. Além disso, provocou uma onda de medo no país.