metropoles.com

Pesquisa: 76% dos brasileiros veem o Hamas como grupo terrorista

Pesquisa Genial/Quaest mostra ainda que 61% consideram que resposta de Israel ao Hamas é injustificável. Para 77%, Brasil deve ficar neutro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
Foto colorida de cenário após ataque de Israel a Faixa de Gaza - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de cenário após ataque de Israel a Faixa de Gaza - Metrópoles - Foto: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste sábado (28/10) mostra que a maioria dos brasileiros (76%) considera que o Hamas deve ser classificado como um grupo terrorista, e não de resistência (10%). Outros 14% não souberam ou não responderam.

A pesquisa avalia a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do conflito e traz um bloco sobre a atuação desejável para o Brasil neste conflito internacional.

O levantamento fez uma segmentação conforme o voto declarado no segundo turno das eleições de 2022. Entre eleitores do presidente Lula (PT), 71% classificam o Hamas como terrorista. Já entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), esse percentual sobe para 84%. Entre os que votaram em branco, nulo ou não votaram em 2022, o número é 70%.

Aprovação do governo Lula caiu em outubro, diz Genial/Quaest

Sobre a posição do governo brasileiro em não classificar o grupo Hamas como terrorista, 57% consideram que o Brasil está errado e 26%, que está certo. Outros 17% não responderam.

No que se refere à resposta de Israel aos ataques do Hamas, 61% consideram que ela é injustificável e 30% entendem que ela é justificável. Não souberam ou não responderam 9%.

A Quaest também perguntou aos entrevistados sobre qual deveria ser o posicionamento do Brasil diante do conflito. Para 77%, o Brasil deveria permanecer neutro, enquanto 17% defendem que o país tome um lado. Os 6% restantes não souberam responder.

6 imagens
1 de 6

Reprodução/Pesquisa Genial/Quaest
2 de 6

Reprodução/Pesquisa Genial/Quaest
3 de 6

Reprodução/Pesquisa Genial/Quaest
4 de 6

Reprodução/Pesquisa Genial/Quaest
5 de 6

Reprodução/Pesquisa Genial/Quaest
6 de 6

Reprodução/Pesquisa Genial/Quaest

Segmentação por religião

Em diferentes graus, a classificação do Hamas como terrorista é majoritária entre católicos e evangélicos, assim como entre os que se identificam como esquerda, centro e direita.

Da mesma forma, a resposta de Israel não se justifica para a maioria de católicos, evangélicos, esquerda, centro e direita.

A Quaest realizou 2.000 entrevistas presenciais de 19 a 22 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança, 95%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?