metropoles.com

Pescadores salvam peixe “entalado” com iguana. Veja vídeo

Caso aconteceu no Rio Araguaia, na altura da divisa entre Tocantins e Pará. Pescadores identificaram o peixe como pirarara

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal/Eduardo Motta
imagem colorida pescadores salvam peixe entalado iguana rio araguaia
1 de 1 imagem colorida pescadores salvam peixe entalado iguana rio araguaia - Foto: Arquivo Pessoal/Eduardo Motta

Para não dizer que foi apenas história de pescadores, um grupo de amantes da prática registrou em vídeo um resgate inusitado. Um peixe ficou entalado depois de tentar engolir uma iguana, no Rio Araguaia. A situação inusitada aconteceu próximo de Barreira do Campo (PA), cidade que faz divisa com o Tocantins.

No vídeo, é possível ver que o peixe se debate na água e aparece com a “barriga” inchada. Assim que os homens conseguem pegar o animal, eles tentam adivinhar o que está na barriga dele.

– Ele engoliu uma arraia.
– É uma cobra, é uma cobra.
– Pega no rabo dela, moço. ‘Núss’, ó a barriga dele [sic].
– É iguana, olha o rabo.

Veja as imagens:

O peixe foi identificado como uma pirarara e tinha aproximadamente um metro. Segundo o empresário Eduardo Motta, o animal estava de debatendo.

“O peixe já estava se debatendo na água com a barriga para cima. Se a gente não vê, o pirarara ia morrer com a iguana. Aí, graças a Deus, deu a vida para ele novamente. O tamanho do peixe eu creio que é de 80 centímetros a um metro. E a iguana eu creio que deve ser de 50 a 60 centímetros”, disse ele ao G1.

Pescadores são de Minas Gerais

O empresário e os amigos são de Minas Gerais, das cidade de Coromandel e Sete Lagoas. Todos os anos, eles se reúnem no Rio Araguaia para acampar e pescar. O grupo se reuniu no dia 1º de julho e estava indo para o acampamento quando avistaram o peixe.

“A gente estava subindo o rio para chegar até o acampamento aonde íamos ficar. E perto do acampamento a gente avistou o peixe batendo, na beira do rio. Quando fomos ver o peixe tinha engolido a iguana quase do tamanho dele”, disse Eduardo.

Nas imagens é possível ver que quando um dos homens puxa a iguana para sair de dentro do peixe, a cauda dela se quebra. A reação é um mecanismo de defesa do animal.

Os homens continuam puxando a iguana, até que ela sai, mas já sem vida. Segundo o empresário, um dos amigos passou cerca de 15 minutos com o peixe na água para que ele pudesse se recuperar, até ser solto no rio.

“A gente conseguiu tirar, por mais que machuca por dentro. Só que depois a gente ficou uns 15 minutos até o Pirarara respirar de novo e ele foi embora com vida. Para mim foi uma situação diferente, todos nós ficamos impressionados e gratos e felizes ao mesmo tempo, de ter dado a vida de volta para o peixe”, disse o empresário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?