Pescador pisa em peixe-leão venenoso e sofre convulsões no Ceará
Francisco Mauro da Costa Albuquerque, de 24 anos, teve dores no local da picada, convulsões e duas paradas cardíacas
atualizado
Compartilhar notícia
Um pescador sofreu um acidente após pisar em um peixe-leão na Praia de Bitupitá, em Barroquinha, no interior do Ceará.
As informações são do portal G1.
O homem foi identificado como Francisco Mauro da Costa Albuquerque, de 24 anos. Ele teve dores no local da picada, convulsões e duas paradas cardíacas. Ele ficou internado por seis dias.
Segundo o pesquisador Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), é o primeiro caso de acidente com a espécie – que é extremamente venenosa – registrada no mar. Acidentes anteriores foram registrados apenas em aquários.
De acordo com a esposa de Francisco, Ana Vitória Alves Laurindo, ainda segue com dores no peito e na região da picada. Apesar do susto, ele já apresentou evolução no quadro de saúde e recebeu alta hospitalar.
Características do peixe-leão
O animal é considerado uma das espécies mais invasoras e de risco global. Ele se alimenta de animais invertebrados, como camarões, por exemplo.
O peixe-leão é agressivo e peçonhento. Ele possui 18 espinhos venenosos capazes de provocar acidentes.
O animal marinho injeta uma toxina neuromuscular que pode causar sintomas como febre e convulsões.
Caso alguém avista ou tenha informações sobre peixes-leão, a orientação é entrar em contato com o Sistema Integrado de Manejo de Fauna (Simaf) do Ibama ou com o Programa Cientista-Chefe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Ceará (cientistachefesema@gmail.com).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.