metropoles.com

Pesando 200 kg, jovem diabético e hipertenso vence a Covid-19 no Rio

Athayde Silva de Souza, morador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, recebeu alta após se recuperar da infecção pelo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Athayde Silva de Souza
1 de 1 Athayde Silva de Souza - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – Contrariando as indicações clínicas, Athayde Silva de Souza, de 26 anos, paciente com três graves comorbidades, recebeu alta após um mês se recuperando das complicações provocadas pela Covid-19.

Morador de Belford Roxo na Baixada Fluminense, Souza é diabético, hipertenso e obeso mórbido – ele pesa cerca de 200 kg. Segundo o pneumologista, Fábio Cavalcanti Cysneiros, do Hospital Municipal de Belford Roxo, os obesos têm as defesas bem reduzidas. E com a doença viral, ficam com todos os órgãos mais ainda mais inflamados.

“O Athayde ficou 10 dias no setor de pacientes estáveis. Porém, teve uma piora no quadro, chegando a saturar 72. Com isso, o transferimos para o setor de UPG (unidade de pacientes graves) e entramos com medicação, todo o protocolo e fisioterapia não precisando ser intubado”, explicou o médico.

2 imagens
Athayde saiu do hospital acompanhado da esposa e da equipe médica
1 de 2

Athayde Silva de Souza recebeu alta após se recuperar da Covid

Divulgação
2 de 2

Athayde saiu do hospital acompanhado da esposa e da equipe médica

Divulgação

Enquanto esteve internado, ele também contraiu infecção hospitalar.

“A vontade de se curar do Athayde foi muito grande, sempre alegre e confiante, e isso é importante para um paciente que contraiu a doença. Em muitos casos, o psicológico piora o imunológico, o que não ajuda no tratamento. Essa alta significa uma vitória para ele, mas também para toda a equipe do hospital”, finalizou.

Muito emocionado, o jovem deixou o hospital acompanhado de sua esposa, Leilane Carvalho.

“Todos na unidade me acolheram e nos tornamos uma família. Serei eternamente grato. Essa vitória é de todos nós, pois minhas forças para melhorar veio junto com a vontade da equipe. Eu venci a Covid -19”, ressaltou Souza.

“Foram dias angustiantes que finalmente chegaram ao fim graças a essa equipe maravilhosa. Agora estou em paz”, acrescentou Leilane.

Para o secretário especial de Coordenação dos Médicos, Carlos Morelli, esse foi um momento histórico para o município. “É uma vitória para o paciente e equipe médica, pois esses vários fatores de comorbidades iam de contramão às estatísticas”, resumiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?