metropoles.com

Pernambuco confirma mortes após chuvas e desabamentos em Recife

Pelo menos 200 milímetros de chuva caíram somente neste sábado (28/5), segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais/Reprodução
Desabamento em Recife por causa das chuvas
1 de 1 Desabamento em Recife por causa das chuvas - Foto: Redes sociais/Reprodução

O grande volume de chuvas em Recife, capital de Pernambuco, provocou cinco mortes. As primeiras vítimas de deslizamento, Claudemir Barbosa, de 18 anos, foi encontrado às 9h deste sábado (28/5) pelo Corpo de Bombeiros de Recife. Já Luciano José de Santana, de 47, estava dentro de casa quando foi atingido por escombros.

Segundo a Defesa Civil (veja nota abaixo), outras três pessoas também foram vítimas da tragédia. “Das 19h de ontem até às 10h de hoje, a Defesa Civil do Recife recebeu 198 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações para colocação de lona plástica. Até o momento foram confirmados cinco óbitos, devido a deslizamentos de barreira no Córrego do Jenipapo, Lagoa Encantada e Sítio dos Pintos”, informou o órgão.

Os temporais em Recife causaram uma série de transtornos aos cidadãos pernambucanos. Pelo menos 200 milímetros de chuva caíram só neste sábado, volume muito acima do previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).

Segundo o Corpo de Bombeiros, deslizamentos e desabamentos ocorreram em Sítio dos Pintos, Córrego do Jenipapo, Sucupira e São Lourenço da Mata.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco está realizando, desde a madrugada do dia 28 de maio, várias ocorrências de relevância referentes a deslizamentos e desabamentos da região metropolitana da cidade do Recife e Grande Recife”, disseram os militares, em nota.

Veja vídeos registrados dos temporais:

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), afirmou que está tomando medidas de urgência, como a abertura de escolas nos locais em que os casos estão mais graves, a fim de abrigar pessoas que perderam acesso às suas residências.

“Ativamos o Plano de Contingência para enfrentar as chuvas causadas pelo rigoroso fenômeno Ondas de Leste – em alguns pontos, o acumulado chega a 428 mm nas últimas 96h. Infelizmente, tivemos algumas ocorrências gravíssimas, e a Defesa Civil já está em campo prestando atendimento”, disse Campos.

“Estamos abrindo as escolas nos locais mais críticos para reforçar a oferta de abrigo, e pedimos que as pessoas evitem ao máximo as locomoções pela cidade”, frisou.

Veja a íntegra da nota oficial enviada pela Defesa Civil de Pernambuco:

A Defesa Civil do Recife informa que nas últimas 24h, entre as 23h da sexta-feira (27) e às 11h do sábado (28), foram registradas chuvas que chegaram a 236,01mm em alguns pontos do Recife, o equivalente a mais de 70% do previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 mm. Das 19h de ontem até às 10h de hoje, a Defesa Civil do Recife recebeu 198 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações para colocação de lona plástica. Até o momento foram confirmados cinco óbitos, devido a deslizamentos de barreira no Córrego do Jenipapo, Lagoa Encantada e Sítio dos Pintos. As equipes devem ser acionadas pelo telefone 0800 081 3400.
O Samu Metropolitano do Recife recebeu 57 chamados nas últimas horas, sendo 26 para atendimentos na capital pernambucana, 22 para Jaboatão dos Guararapes e 9 em Camaragibe.
A Secretaria de Educação do Recife abriu 14 escolas e creches da rede municipal de ensino para abrigar as famílias desabrigadas em função das chuvas. São elas: Escola Municipal Célia Arraes (Várzea), Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga), Escola Municipal Casarão do Barbalho (Detran), Escola Municipal São Cristóvão (Guabiraba), Escola Municipal Mathias Delgado (Jardim São Paulo), Escola Municipal Água Fria, Escola Municipal Campina do Barreto, Escola Municipal Marluce Santiago (Passarinho), Escola Municipal Alto da Bela Vista (Alto da Bela Vista), Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro), Creche Santa Luzia (Torre), Creche Rosa Selvagem (UR-7/Várzea) e Creche Miguel Arraes (Roda de Fogo). Já a Secretaria de Educação de Pernambuco abriu as Escola De Referência Silva Jardim (Monteiro) e Escola De Referência Jarbas Pernambucano (Cajueiro) para receber as famílias que necessitam de abrigo.
Entre 18h da sexta-feira e 6h deste sábado, a CTTU informa que não houve sinistros de trânsito com vítimas. No período, foram registradas seis ocorrências com semáforos, que estão sendo atendidas pelas equipes técnicas.  
A Emlurb informa que foram registradas 20 ocorrências com queda de árvores e galhos da sexta até agora, sendo 14 delas já concluídas pelas equipes do órgão e as outras seis estão com o serviço em andamento.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?