Pernambuco confirma mortes após chuvas e desabamentos em Recife
Pelo menos 200 milímetros de chuva caíram somente neste sábado (28/5), segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC)
atualizado
Compartilhar notícia
O grande volume de chuvas em Recife, capital de Pernambuco, provocou cinco mortes. As primeiras vítimas de deslizamento, Claudemir Barbosa, de 18 anos, foi encontrado às 9h deste sábado (28/5) pelo Corpo de Bombeiros de Recife. Já Luciano José de Santana, de 47, estava dentro de casa quando foi atingido por escombros.
Segundo a Defesa Civil (veja nota abaixo), outras três pessoas também foram vítimas da tragédia. “Das 19h de ontem até às 10h de hoje, a Defesa Civil do Recife recebeu 198 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações para colocação de lona plástica. Até o momento foram confirmados cinco óbitos, devido a deslizamentos de barreira no Córrego do Jenipapo, Lagoa Encantada e Sítio dos Pintos”, informou o órgão.
Os temporais em Recife causaram uma série de transtornos aos cidadãos pernambucanos. Pelo menos 200 milímetros de chuva caíram só neste sábado, volume muito acima do previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).
Segundo o Corpo de Bombeiros, deslizamentos e desabamentos ocorreram em Sítio dos Pintos, Córrego do Jenipapo, Sucupira e São Lourenço da Mata.
“O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco está realizando, desde a madrugada do dia 28 de maio, várias ocorrências de relevância referentes a deslizamentos e desabamentos da região metropolitana da cidade do Recife e Grande Recife”, disseram os militares, em nota.
Veja vídeos registrados dos temporais:
O muro do aeroporto caiu e a pista está alagada. pic.twitter.com/cud8YRilCu
— Flávio Costa (@flaviocostaf) May 28, 2022
O canal da Agamemnon transbordou e a maré ainda nem subiu. Recife está um caos. pic.twitter.com/aYOAPeXIMZ
— Flávio Costa (@flaviocostaf) May 28, 2022
A RMR está embaixo d’água. Pessoas ilhadas. Barreiras caindo.
As cenas de hoje são trágicas – mas, acima de tudo, eram EVITÁVEIS.
Culpa de um governo INCOMPETENTE. O PSB comanda Pernambuco desde 2007 e Recife desde 2013.
Não se faz política pública com paliativos. pic.twitter.com/rdUgGQvbo6
— Jô Cavalcanti (@cavalcanti_jo) May 28, 2022
AGAMENON MAGALHÃES, RECIFE – 28/05/2022. pic.twitter.com/2J4ipsSvu2
— Narrador do Ibis 🔁 (@narradordoibis) May 28, 2022
O prefeito de Recife, João Campos (PSB), afirmou que está tomando medidas de urgência, como a abertura de escolas nos locais em que os casos estão mais graves, a fim de abrigar pessoas que perderam acesso às suas residências.
“Ativamos o Plano de Contingência para enfrentar as chuvas causadas pelo rigoroso fenômeno Ondas de Leste – em alguns pontos, o acumulado chega a 428 mm nas últimas 96h. Infelizmente, tivemos algumas ocorrências gravíssimas, e a Defesa Civil já está em campo prestando atendimento”, disse Campos.
“Estamos abrindo as escolas nos locais mais críticos para reforçar a oferta de abrigo, e pedimos que as pessoas evitem ao máximo as locomoções pela cidade”, frisou.
Veja a íntegra da nota oficial enviada pela Defesa Civil de Pernambuco:
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.