metropoles.com

Peritos recorrem ao Planalto para evitar mudança do Coaf para o BC

O texto foi encaminhado na semana passada à Presidência da República e aos ministérios da Economia e da Justiça e Segurança Pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
COAF – Conselho do Controle de Atividades Financeiros
1 de 1 COAF – Conselho do Controle de Atividades Financeiros - Foto: Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles

A decisão de transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) aos cuidados do Banco Central (BC) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem gerado repercussão negativa nos âmbitos policial e judiciário. Nesta segunda-feira (19/08/2019), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) publicou nota em repúdio à mudança e alegou que o órgão perderá a “especialização necessária” para o desempenho das funções.

Atualmente, o Coaf está sob responsabilidade do Ministério da Economia, chefiado por Paulo Guedes. O ofício dos peritos federais foi encaminhado, na semana passada, a Bolsonaro, Guedes e ao ministro da Justiça, Sergio Moro, que também disputou o controle do órgão. De acordo com a entidade, a assessoria da Presidência da República informou que vai enviar o documento aos chefes da pasta da Justiça e da Economia.

Para a categoria, não há o respaldo na estrutura financeira do Brasil para enfrentar as pautas do Coaf. No texto, os peritos federais alegam que a decisão vai na contramão dos demais países da América Latina. “Lembramos ainda que poucos são os países que possuem unidades de inteligência financeira, como é o caso o Coaf, vinculadas ao Banco Central”, argumentou. A entidade afirmou que apenas o Uruguai segue o novo modelo adotado, porém, com “sérios problemas” de fiscalização e regulamentação.

Bolsonaro deve assinar ainda nesta semana a medida provisória que coloca o órgão dentro da estrutura do Banco Central. A intenção, segundo o próprio presidente, é tirar o Coaf do “jogo político”. A MP ainda está em análise no Palácio do Planalto. Com o novo comando, o Planalto também deve anunciar o nome do futuro chefe do órgão. Entre os nomes especulados, está o do atual diretor de Supervisão do Coaf, Ricardo Liáo.

Com a mudança, o Coaf cancelou a sessão de julgamento que seria realizada nesta quarta-feira (21/08/2019). Apesar de o conselho ter sido devolvido para o Ministério da Economia, por decisão do Congresso Nacional, os atos do Coaf continuam sendo publicados na página do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de Sergio Moro, a quem o governo queria manter o órgão subordinado. O aviso do cancelamento da sessão está no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (19/08/2019) e é assinado pelo presidente substituto do órgão, Jorge Luiz Alves Caetano.

 

Confira o oficio da APCF na íntegra:

Nota CF – Mudança Coaf by Anonymous JoGhJ4o on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?