metropoles.com

Perigo: baixa umidade do ar ameaça várias regiões do país. Veja onde

Inmet alerta para perigo de baixa umidade do ar, abaixo de 12%, em diversas áreas do Brasil. Há risco de incêndios florestais

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Avião passa pelo por do sol em dia quente e seco em brasília - Metrópoles
1 de 1 Avião passa pelo por do sol em dia quente e seco em brasília - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira (3/9) um alerta de umidade relativa do ar abaixo de 12%. Os estados podem enfrentar um grande risco de incêndios florestais e problemas de saúde.

A baixa umidade deve persistir entre 13h e 16h (horário de Brasília) em boa parte do Brasil. De acordo com o órgão, é recomendado beber líquidos e, também, “evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para a pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas”.

As áreas afetadas são: Centro Goiano, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Leste Goiano, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP), Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas (SP), Bauru (SP), Sul/Sudoeste de Minas, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Ocidental do Tocantins, Ribeirão Preto (SP), Araçatuba (SP) e Sudeste Mato-grossense.

Além dessas localidades, também serão afetadas as áreas do Norte Goiano, Marília (SP), Araraquara (SP), Pantanais Sul Mato-grossense, Noroeste Goiano, Piracicaba (SP), Oeste de Minas, Noroeste de Minas, Oriental do Tocantins, Sudoeste Mato-grossense, Assis, Distrito Federal, Central Mineira, Norte Mato-grossense e Norte de Minas.

Setembro começa com calor

Uma nova onda de ar quente e seco vai prevalecer durante a primeira semana de setembro, começando nessa segunda-feira (2/9). A reta final do inverno, então, será marcada por muito calor em todo o Brasil.

E o período de insolação pode ser mais prolongado, de acordo com o site Climatempo.

Apesar disso, uma nova frente fria deve avançar a partir do dia 19 de setembro, movimentando a atmosfera e trazendo ar com temperaturas mais baixas, o que reduzirá o calor em alguns estados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?