Prefeitura de Porto Alegre recebe críticas por falha na coleta de lixo
População de Porto Alegre critica contradição da Prefeitura de Porto Alegre sobre comunicados quanto ao descarte de lixo após enchentes
atualizado
Compartilhar notícia
Comunicados contraditórios publicados pela Prefeitura de Porto Alegre (RS) em relação à coleta de lixo no município têm gerado críticas à gestão do município. Em 18 de maio, o Executivo municipal pediu para que os moradores colocassem itens de descarte em frente às residências para que fossem recolhidos.
Cerca de uma semana depois, nesse domingo (26/5), a prefeitura voltou atrás dessa orientação devido à previsão de mais chuva no estado gaúcho.
A nova decisão veio após as ruas alagarem outra vez, na última semana. As pilhas de resíduos à espera da coleta, colocadas pela população em frente às casas por ordem da prefeitura, foram levadas pela força das águas. “Devido à previsão de chuvas intensas, pedimos que a população não coloque lixo nas ruas”, informa o novo texto.
“Não deveriam nem ter mandado as pessoas colocaram antes, pois já tinha previsão de chuva. Falta de responsabilidade”, criticou uma mulher por meio das redes sociais. “Que administração perdida! Depois de mandar colocar na rua, encher a rua de entulhos, agora é para não colocar nas ruas. Meio tarde, não?”, comentou outra.
O Rio Grande do Sul tem projeção de lixo estimada em 47 milhões de toneladas após as enchentes.
Previsão de mais chuva
De acordo com o Climatempo, Porto Alegre terá chuva nesta segunda-feira (27/5) durante o dia e a noite e, nesta terça-feira (28/5), ficará nublado, com chuva pela manhã e, na parte da tarde e noite, poderá garoar. As temperaturas podem variar entre 11ºC e 15ºC. Também há a previsão de um ciclone extratropical na região.
O que diz a prefeitura
O Metrópoles entrou em contato com a Prefeitura de Porto Alegre, porém, até a publicação desta reportagem, não obteve resposta. O espaço segue aberto a manifestações.