“Perdemos tudo”: os relatos dos atingidos pelas chuvas em SC
Santa Catarina enfrenta, desde outubro, onda de eventos climáticos extremos, como chuvas. Ao menos 180 cidades se encontram em emergência
atualizado
Compartilhar notícia
Santa Catarina enfrenta, desde outubro, uma onda de eventos climáticos extremos que continuam afetando milhares de moradores da região. Ao menos 180 cidades estão em situação de emergência por causa das chuvas.
Um dos atingidos pelas chuvas é Cristiane Gerônimo da Silva, moradora de Rio do Sul, localizada no Vale do Itajaí, que está em estado de calamidade.
Ao G1 a mulher narrou momentos de tensão na hora de fugir da correnteza da enchente. Cristiane precisou sair às pressas de onde mora com a família e, na correria, não conseguiu levar nenhum pertence.
“Esta é a terceira enchente onde eu moro. A gente saiu, mas não conseguimos tirar mais nada. Perdemos tudo, tudo. Nada temos. Graças a Deus temos saúde, que é o que resta. E força para trabalhar e construir tudo de novo”, disse.
Depois das chuvas, “não sobrou nada”
Outra moradora de Rio do Sul, a chefe de cozinha Ednéia Ferla lamentou os estragos após as enchentes. “Tudo que eu tinha, tudo jogado fora, não sobrou nada, nem roupa”, desabafou. Ela disse que a residência ficou coberta por lama após a água da enchente invadir o local.
“Só deu tempo de eu sair com a minha mulher”, relatou Adilson da Cruz, morador de Vidal Ramos, também no Vale do Itajaí. Uma movimentação de terra na região fez o homem achar que estava acontecendo um terremoto.
“Peguei a minha menina pelos braços e saí de lá correndo. Rachando tudo. Não sabíamos o que era, achamos que era um terremoto”, contou ao G1.