metropoles.com

Pelo menos 20 adolescentes foram vacinados contra a Covid-19 em Goiás

Menores de 18 anos prestam serviço e atuam na linha de frente em unidades de saúde. Imunização do grupo não é autorizada pelos protocolos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Galtiery Rodrigues/Metrópoles
Campanha de vacinação de Covid-19 em Aparecida de Goiânia (GO)
1 de 1 Campanha de vacinação de Covid-19 em Aparecida de Goiânia (GO) - Foto: Galtiery Rodrigues/Metrópoles

Goiânia – Pelo menos 20 adolescentes com menos de 18 anos foram vacinados contra a Covid-19 em Goiás. Até a última quarta-feira (3/2), a Secretaria Estadual de Saúde (SESGO) havia identificado pessoas com menos de 17 anos que receberam a imunização.

Conforme a secretaria, todos eles são prestadores de serviços trabalham em unidades de saúde, principalmente na recepção de pacientes e atividades gerais.

Ainda que estejam na linha de frente de combate à pandemia, sob grande risco de contaminação, o protocolo não indica vacinação deste público. As vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agora são contraindicadas a esse grupo.

A contraindicação ocorre pelo fato de que não existe estudo clínico sobre segurança e eficácia na faixa etária.

A Secretaria de Saúde teria expedido, ainda esta semana, documento aos municípios goianos recomendando somente vacinar os jovens prestadores de serviço que já tenham completado 18 anos. A pasta reforça que essa orientação é importante e que deve ser seguida enquanto não existirem estudos que comprovem a eficácia da vacina para os grupos etários.

O Instituto Butantan, que produz doses da Coronavac no Brasil, divulgou que tem planos de iniciar um estudo da fase 3, que engloba adolescentes, crianças e gestantes. No entanto, a aplicação das vacinas para estes grupos não podem ser liberados pelo Ministério da Saúde enquanto não existirem resultados seguros.

Doses

Levantamento feito na quinta (5/2) indicou que o Estado de Goiás recebeu 278.480 doses, sendo 212.980 da CoronaVac e 65.500 da AstraZeneca. Destas, foram distribuídas 155.780 doses, sendo 90.280 da Coronavac e 65.500 da AstraZeneca.

Além de profissionais de saúde da linha de frente, alguns municípios, inclusive, começaram a vacinar idosos acima de 85 anos, como é o caso de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital.

Com relação à incidência da doença, até quinta, já tinham sido confirmados 357.672 casos em Goiás, com 7.643 mortes em decorrência de Covid-19. Parte dessas mortes é de pacientes transferidos do Amazonas, que está em crise sanitária. A taxa de letalidade é de 2,14%. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 343.702 foram recuperadas da doença no estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?