Pela quinta noite, Rio tem Carnaval de aglomeração e desrespeito
Leblon, Vidigal e Barra da Tijuca são os bairros com os maiores números de denúncias sobre eventos clandestinos. Multa não inibe as festas
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O Rio de Janeiro continua lindo e protagonizando um Carnaval de irregularidades e de desrespeito às regras e medidas sanitárias estabelecidas por decretos estadual e municipal para enfrentamento ao novo coronavírus. Desde a noite de quinta-feira (11/2), cenas de eventos clandestinos com aglomeração de pessoas sem uso de máscaras ou outros equipamentos de proteção individual são registradas pelas autoridades de forma contínua.
O baixo valor das multas aplicadas pela Prefeitura do Rio, pouco mais de R$ 900, de acordo com especialistas, não coíbe a realização dos eventos, muitas vezes organizados pelas redes sociais.
Na noite dessa segunda-feira (15/2), a fiscalização teve dificuldades para dispersar foliões em diversos bairros, como Leblon (campeão de desrespeito e de autuações), Vidigal, Barra da Tijuca, Copacabana e Lapa. Muitas das festas atravessaram a madrugada e continuavam com dia claro, já na manhã desta terça-feira (16/2).
No Vidigal, o CarnaVid foi festejado em dois pontos da comunidade. Em um dos locais, no Restaurante Alto Vidigal, por volta das 6h30, centenas de pessoas se apinhavam em diferentes pistas de dança, imagens flagradas pelo helicóptero da TV Globo. A casa já tinha sido notificada pela prefeitura por desrespeitar as normas durante a pandemia. Outro ponto em que houve grande concentração de pessoas foi o Hostel Mirante do Arvrão.
Os outros locais com as cenas mais impactantes foram as ruas Olegário Maciel, na Barra, e Dias Ferreira, no Leblon, que concentram bares que estavam lotados, interferindo, inclusive, no trânsito dos carros nas vias. Na Olegário Maciel foi possível até registrar engarrafamento por volta da 1h, uma vez que muita gente bebia no meio da rua.
A Guarda Municipal do Rio registrou 4.484 ações diversas de fiscalização, ocorrências e auxílios realizados pelas forças tarefas regionais que atuam em toda a cidade entre a manhã de sexta-feira (12/2) e a noite de segunda-feira.
Ao todo, foram 795 ocorrências diversas, sendo 296 relacionadas à fiscalização sanitária com 97 notificações aplicadas; 244 auxílios, 91 deles prestados a órgãos municipais, 87 no atendimento ao público em geral, 16 em apoio a turistas nacionais e estrangeiros e 50 apoios a outros órgãos, entre eles a Capitania dos Portos e a Polícia Militar.
Até essa segunda, foram realizados 377 atendimentos de solicitações recebidas pela Central 1746. As equipes foram deslocadas 690 vezes para verificar denúncias de aglomeração, sendo que 452 foram constatadas em áreas públicas e 93 em estabelecimentos comerciais.
Outras 145 denúncias não foram confirmadas durante o atendimento. As equipes ainda realizaram 34 ações audiovisuais de conscientização transmitindo mensagens sonoras sobre a Covid-19 em variados pontos do Rio.