metropoles.com

Pela 2ª vez, SP multa Bolsonaro e 15 autoridades por falta de máscaras

Autoridades foram autuadas pelo descumprimento de decreto estadual. É a segunda multa que o presidente da República recebe em duas semanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro , durante apresentação das ações para desburocratização e atração de investimentos para setor de turismo 3
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro , durante apresentação das ações para desburocratização e atração de investimentos para setor de turismo 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo – O governo de São Paulo autuou, nesta sexta-feira (25/6), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outras 15 autoridades do âmbito estadual e federal.

Em evento realizado na manhã desta sexta, em Sorocaba, três ministros e outras 12 autoridades não usaram máscaras, além de Bolsonaro. Cada um recebeu multa no valor de R$ 552,71 pelo descumprimento de lei que determina o uso de máscara em ambientes públicos.

Essa não é primeira vez que o governo estadual multa Bolsonaro por não usar o equipamento de proteção. Em 12 de junho, após um passeio de moto por São Paulo, a Vigilância Sanitária do estado multou o presidente pelo mesmo motivo. Na ocasião, 10 autoridades foram flagradas sem a proteção. Dessas, cinco repetiram a infração no evento desta sexta.

Entre as demais autoridades federais autuadas, estão os ministros da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; das Comunicações, Fábio Faria; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Já os parlamentares incluem o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) e os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Carla Zambelli (PSL-SP), Caroline De Toni (PSL-SC) e Guilherme Muraro Derrite (PP-SP).

“Eu chego como eu quiser; onde eu quiser”

No início da semana, após cumprir agenda em Guaratinguetá (SP), o presidente Jair Bolsonaro foi questionado pela imprensa sobre não ter feito o uso de máscara no evento e também foi indagado sobre a autuação em 12 de junho.

Irritado, o mandatário do país mandou uma repórter “calar a boca”. “Olha, eu chego como eu quiser, onde eu quiser, eu cuido da minha vida. Se você não quiser usar máscara, não use. Agora, tudo o que eu falei sobre Covid, infelizmente, para vocês [imprensa], deu certo”, disse.

O chefe do Executivo federal, que estava de máscara durante a entrevista, tirou o equipamento e desafiou os repórteres presentes a noticiarem o fato.

“Parem de tocar no assunto. [Presidente tira a máscara] Você quer botar… Me bota agora… Vai botar agora… Estou sem máscara em Guaratinguetá. Está feliz agora? Você está feliz agora? Essa Globo é uma merda de imprensa. Vocês são uma porcaria de imprensa”, declarou o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?